Início Política Dia de votação transcorre dentro da normalidade em Santa Cruz

Dia de votação transcorre dentro da normalidade em Santa Cruz

Luciana Mandler
[email protected]

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Primeira urna a chegar à Justiça Eleitoral foi do Fórum. Foto: Tiago Garcia

Os eleitores tiveram entre 7h e 17h desse domingo, 15, para votar e escolher o novo prefeito e vice, que vão comandar o Município durante os próximos quatro anos, além dos candidatos a vereadores. Em Santa Cruz do Sul, as primeiras urnas a chegarem na Justiça Eleitoral foram de seções do Fórum, por volta das 17h15. Após, chegou uma urna da Escola Estadual Gaspar Bartholomay. Todas pertencentes à 40ª Zona Eleitoral. Quase 10 minutos depois, chegaram as primeiras urnas da 162ª Zona Eleitoral, que pertenciam a seções da Escola Municipal Normélio Egídio Boettcher.


Segundo a juíza eleitoral da 40ª Zona Eleitoral do Município, Márcia Doebber Wrasse, a votação ao longo do dia transcorreu de forma tranquila. “Somente duas urnas foram substituídas”, aponta.


De maneira geral foi uma eleição bastante tranquila, inclusive, em termos de denúncias, conforme a juíza. “As denúncias foram em torno de veículos adesivados próximos aos locais de votação por muito tempo, o que não é permitido, e ainda, tivemos uma notícia de derrame de material. Mas tudo acompanhado pela Brigada Militar, que deu a tramitação”, explica.


Em relação à formação de filas nos locais de votação, também não houve denúncias recebidas. “Sobre crime eleitoral também não chegou nada. Foi uma eleição realmente muito tranquila”, frisa.

ACOMPANHAMENTO

A Polícia Federal juntamente da Brigada Militar e Polícia Civil fez o acompanhamento do dia da votação. Neste ano, a PF contou com auxílio de drone. Conforme o delegado-chefe da Delegacia de Polícia Federal de Santa Cruz, Elton Roberto Manske, não houve autuações. Apenas um candidato a vereador foi abordado e orientado a se retirar de um local de votação, pois sua atitude estava suspeita. “Durante a utilização do drone, constatamos a permanência do candidato na Unisc. Não estava distribuindo santinhos, mas permaneceu por ali por muito tempo, conversando com pessoas. Então o abordei e orientei a se retirar”, sublinha. O delegado Elton Manske diz que houve algumas denúncias em Santa Cruz, porém, nenhuma se confirmou.

SOBRE AS SEÇÕES

Alguns eleitores desinformados reclamaram sobre troca de seções. A juíza Márcia explica que apenas um local teve troca, que foram as seções do Clube Aliança que passaram para o Colégio Dom Alberto. “Em outros locais, até por questão de verbas, onde não houve condições de se adquirir um número grande de urnas eletrônicas, tivemos equalização de seções. Ou seja, ocorreu a união de outras seções”, esclarece. “Nestes casos, houve mudança da seção, mas para o mesmo prédio. A pessoa foi até o local da seção, mas passou a integrar outra seção”, completa.

AUDITORIA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem diversos mecanismos para verificação das urnas eletrônicas, entre eles, a auditoria nas urnas, onde é feito um sorteio no Estado de oito urnas, em que antes do início da votação é feita a verificação daquela urna. Em Santa Cruz do Sul, uma urna em Linha Antão foi sorteada. Assim, na manhã desse domingo, com acompanhamento de um técnico até o local, foi feita a verificação. “É uma verificação dos sistemas instalados nas urnas. O TSE tem programas e a verificação é se os programas que estão na urna são efetivamente aqueles criados pelo TRE”, explica. Após, a urna seguiu normalmente com a votação.

VOTAÇÃO DOS CANDIDATOS

Os sete candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul exerceram o voto pela manhã. Os primeiros a votarem às 10h foram os candidatos Carlos Eurico Pereira (Novo), que votou na AABB e Irton Marx (Solidariedade), que votou na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, no Bairro Dona Carlota. Às 10h30, o candidato Alex Knak (MDB) votou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, no Bairro Santuário. Após, às 11h, o candidato Frederico de Barros (PT) votou na sede do Corinthians, a candidata Helena Hermany (Progressistas) na Escola Estadual Estado de Goiás, no Bairro Goiás e a candidata Jaqueline Marques (PSD) votou no Colégio Marista São Luís, no Centro. O candidato Mathias Bertram votou na Escola Estadual Sagrada Família, em Linha Pinheiral, no interior.