Início Geral Memórias do Enart: espaço marca o mês do evento tradicionalista

Memórias do Enart: espaço marca o mês do evento tradicionalista

Objetivo é lembrar um pouco do que seria o maior festival de arte amadora da América Latina

Ricardo gais
[email protected]

Foto: Ricardo Gais

O mesmo espaço que abriga as memórias da Oktoberfest, agora também se mistura às memórias do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). O Memórias do Enart é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo que instalou, no hall de entrada do Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, um ambiente alusivo ao maior festival de arte amadora da América Latina. O local permanecerá decorado pelas próximas duas semanas e aberto à visitação no horário das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.


Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carina Inês Panke da Silva, a ideia da criação do espaço surgiu a partir do momento em que não se pôde mais realizar os grandes eventos no Município e essa data não podia passar em branco. “Todos nós da secretaria tivemos a ideia de fazer essa homenagem ao Enart, porque ela unifica toda as tradições gaúchas, o trabalho de um ano todo realizado pelos CTGs do nosso Rio Grande e fora dele, na nossa grande festa que é o Enart”, explicou.


Para marcar a abertura do espaço, o músico Aldomiro Gomes da Rosa, 90 anos, com 14 troféus, entre primeiro e segundo lugar, tocou o bandoneón e alegrou os convidados. Aldomiro é natural de Cachoeira do Sul, mas radicado em Santa Cruz do Sul há muitos anos. Devido à idade avançada, o músico já não participou das duas últimas edições do Enart, mas mostrou que não perdeu o jeito. Da mesma forma o amigo, também instrumentista Mário Becker, 75 anos, conta que já participou de 20 edições do evento e por cinco vezes tirou o terceiro lugar na gaita de boca e diz que segue aprendendo.

Foto: Secom/Divulgação


Para o diretor artístico da 5ª Região Tradicionalista (RT), Jacson Fabiano Franco, o local demostra o fortalecimento do movimento gaúcho. “O Enart é o sonho de muitos jovens e de muitas pessoas que vêm participando por muitos anos das edições, então, esse espaço representa muito, valoriza a nossa cultura e tradições”, disse.


Quem for conhecer o espaço Memórias do Enart poderá apreciar fotografias e acompanhar imagens de momentos significativos de edições anteriores, publicações, instrumentos musicais, troféus e trajes femininos e masculinos, utilizados por grupos campeões na modalidade danças tradicionais.


Parte dos materiais foram cedidos pelos CTGs Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, Lanceiros de Santa Cruz e Rincão da Alegria, ambos de Santa Cruz do Sul. O ato contou com a participação da presidente da Associação Tradicionalista Santa-cruzense, Rosângela Jochims; o coordenador da 5ª RT, Luiz Clóvis Vieira; a diretora cultural da 5ª RT, Marisa Rossa; o diretor artístico da 5ª RT, Jacson Fabiano Franco; patrão do CTG Lanceiros Santa Cruz, Luciano Pereira; patrão do CTG Candeeiro da Amizade, Paulo Mans; ex-presidentes do Enart, Armando Gewehr e Jorge Rohr, e Paulo Cardoso, um dos coordenadores do Enart desde a primeira edição em Santa Cruz. Além de servidores da Prefeitura.