Início Sem categoria Dia do Contador: “Uma profissão que sempre estará em ascensão”

Dia do Contador: “Uma profissão que sempre estará em ascensão”

Tiago Mairo Garcia

[email protected]






Rugard Kanitz frisa que a profissão de contador é uma das mais visadas pelos jovens no mercado de trabalho (Divulgação)

Contador, uma profissão da área contábil que está em constante crescimento, sendo uma das atividades mais importantes e que contribuem para o desenvolvimento das empresas e o crescimento do País. É o profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa. Muitas pessoas não sabem, mas existe uma grande diferença entre o contador e o contabilista. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contábeis e o contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade.

O Dia do Contador ou dia do bacharel em Ciências Contábeis é comemorado todos os anos no dia 22 de Setembro, data que foi escolhida por ter sido criado, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas. Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.

Em Santa Cruz do Sul, os contadores são representados pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp). Presidente da entidade, o contador Rugard Kanitz destaca que a profissão está em franca ascensão contínua, fala sobre a importância da profissão, o auxilio da tecnologia, o atual momento da profissão que se reinventou no período de crise causada pela pandemia do novo coronavírus e sobre o futuro da atividade que segue atraindo cada vez mais a atenção dos jovens.

Riovale Jornal – Como o senhor avalia a profissão?

Rugard Kanitz – Sou contador e asseguro que esta profissão está e estará em ascensão contínua. Sua carreira é uma das mais nobres e valorizadas, não só no Brasil, como em todo o mundo. O mercado a cada dia que passa está mais exigente, buscando profissionais bem preparados, ágeis, capacitados, atualizados, capazes de registrar corretamente a informação certa para a tomada de decisões. Para esse profissional conseguir manter-se nesse mercado é necessário estar cada vez mais qualificado, sempre em busca de novos aperfeiçoamentos, mas não só na área de sua atuação, como também em todas as áreas que estão relacionadas com a escolha profissional.

RJ – Qual a importância do Contador para a sociedade?

Rugard – É importante destacar que o profissional contábil desempenha um importante papel para a sociedade no desenvolvimento de novas possibilidades de empregos, além de orientar o contribuinte sobre a arrecadação dos impostos que gera receitas para serem investidas em educação, saúde, segurança, lazer, etc.

RJ – Hoje a tecnologia é uma aliada do contador. O que é o sistema Contador Parceiro e quais seus benefícios?

Rugard – O Contador Parceiro é um programa de benefícios para os profissionais e os benefícios ajudam no crescimento e reconhecimento da sua empresa contábil.

RJ – Como os escritórios de contabilidade têm se reinventado para superar as dificuldades causadas pela crise econômica gerada pela pandemia?

Rugard – Os escritórios de contabilidade foram impulsionados a assumir novos processos de trabalho e rever os seus processos de comunicação. Como medida de atendimento à demanda de solicitações frente à Covid-19, através de medidas provisórias, necessitou-se de adaptação do modelo de trabalho para o home office. Situação na qual foi necessária a realização de investimentos no campo da tecnologia para que os colaboradores pudessem realizar suas tarefas no ambiente on-line, aumentando os custos dos escritórios na mudança de modalidade dos sistemas, aquisição de máquinas e equipamentos e treinamento do pessoal.

RJ – Como o senhor avalia o futuro da profissão?

Rugard – Com todas as mudanças, tendências que se notam é que o futuro da profissão Contábil irá se tornar cada vez mais consultivo e em contrapartida o trabalho manual será reduzido, outra questão que também podemos levar em consideração é a padronização mundial de normas técnicas para facilitar a relação comercial e interação de empresas multinacionais. Com o avanço da tecnologia, não só a profissão contábil tende a mudar, mas todo o seu meio, como clientes e ferramentas diárias, com isso todo o meio social tem uma propensão a evoluir com ideologias de mercado diferentes das atuais.

RJ – Há muitos jovens interessados em atuar nesta área?

Rugard – É uma das mais visadas pelos jovens pois trata-se de uma profissão com grande procura, especialmente devido a sua estabilidade no mercado de trabalho e garantia de vagas de emprego em um sistema empresarial que depende da prestação de serviços de um contador. Em outras palavras, independente do porte da empresa, a contratação de um contador, seja direta ou terceirizada, é obrigatória.  Ou seja, trata-se de uma carreira com grandes possibilidades de desenvolvimento e estabilidade, em um mercado amplo, com uma satisfatória oferta de empregos.

RJ – Qual a mensagem que o senhor deixa para os contadores?

Rugard – Parabéns a todos contadores, o meu abraço e meus cumprimentos por terem escolhido essa profissão e orgulhoso por saber que nossa profissão está sendo valorizada cada dia mais.