Início Destaque “Vamos trazer conceitos europeus para Santa Cruz”. Irton Marx e Walter Couto,...

“Vamos trazer conceitos europeus para Santa Cruz”. Irton Marx e Walter Couto, do Solidariedade, desejam gestão com redução de gastos

Tiago Mairo Garcia

[email protected]




Irton Marx e Walter Couto destacam campanha limpa e transparente  
(Tiago Mairo Garcia/ Riovale Jornal)

A série de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice-prefeito apresenta os candidatos Irton Marx e Walter Couto, ambos do Solidariedade, que integram a quarta dobradinha oficializada nas convenções partidárias para concorrer à Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Candidato a prefeito, Irton Marx tem 72 anos. Nasceu em Hamburgo, na Alemanha, mas desde os 11 meses reside em Santa Cruz do Sul. Praticou seus estudos no município, em Caxias do Sul e Belo Horizonte. Atuou como empresário e jornalista e se tornou conhecido na década de 80 por liderar o movimento em favor da separação do Rio Grande do Sul para se tornar um país. Elegeu-se vereador em 2005 pelo PDT e editou o Jornal O Estado Gaúcho. “Sou uma pessoa simples e não gosto de usar títulos. O que vale é a idoneidade moral e a inteligência”, frisou Marx. Natural de Bagé, o candidato a vice, Walter Couto, tem 73 anos. Reside há 34 anos em Santa Cruz do Sul e exerceu sua carreira como empresário no ramo da construção civil. Integrante do movimento separatista desde 1993, Couto concorre a um cargo público pela primeira vez. “Ingressei para auxiliar o Irton. Somos amigos desde o movimento separatista e compartilhamos das mesmas ideias”, destacou o candidato a vice.

Questionado sobre por que deseja ser candidato a prefeito, Marx frisou que deseja contribuir com a sociedade e salientou que pretende implantar um modelo de política europeia em Santa Cruz com ações voltadas para o interior do município. “Somos a diferença das eleições. Temos um projeto de governo social democrata onde defendemos um modelo de política europeia para Santa Cruz, semelhante ao que é realizado em países como Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e República Tcheca, lugares que eu estive e que são exemplos de sucesso”, frisou Marx.  Por sua vez, Couto frisou que deseja ser vice-prefeito para utilizar a sua expertise como empresário há mais de 50 anos com visão para realizar uma gestão com austeridade nos gastos públicos. “Experiência é algo que a gente guarda. Quero auxiliar na administração para trabalhar com rigor e saber empregar o dinheiro público para que tenha retorno para a população”.

Questionados sobre como enxergam Santa Cruz do Sul, os dois candidatos elogiaram o município e destacaram a Oktoberfest e a Catedral São João Batista como atrativos turísticos com um enorme potencial econômico para o município. “Eu amo Santa Cruz, adoro essa cidade e tenho orgulho de sair para outros lugares e ouvir elogios de pessoas que visitaram o município”, disse Marx. “Estou há 34 anos em Santa Cruz e gosto da cidade onde me sinto bem. O povo é acolhedor e a cidade é maravilhosa”, frisou Couto.

Sobre como projetam a campanha, Marx e Couto confirmaram que realizarão uma campanha com poucos recursos, com base em doações que serão declaradas em prestação de contas, sem uso de cabos eleitorais e de redes sociais. “Nosso slogan é “Por uma Santa Cruz Solidária”. Queremos fazer uma campanha limpa, transparente e solidária para levar nossas ideias com muito respeito aos programas sociais”, frisou Marx.  Caso forem eleitos, os dois candidatos frisaram que a população pode esperar um governo  com muito empenho e respeito ao cidadão. “Vamos receber a comunidade em nosso gabinete para ouvir suas demandas. A prefeitura é para servir a comunidade e será a casa do povo.”, finalizou Marx.