Início Especiais Dia Mundial do Gato: Animais de estimação podem auxiliar em processos de...

Dia Mundial do Gato: Animais de estimação podem auxiliar em processos de terapia

Os gatos tornam a nossa vida mais ativa, já que precisamos tomar cuidados diários para garantir o bem-estar deles – Sara Rohde

No dia 17 de fevereiro se comemora o Dia Mundial do Gato, data criada por uma instituição italiana com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus-tratos aos gatos. Adotar um gato – ou qualquer outro animal de estimação – não representa um ato de amor apenas para o bichinho, mas também pode auxiliar os humanos no processo de diversos tratamentos de terapia, como ansiedade e depressão.

Segundo a psicóloga Isadora Fernandes, os animais são terapêuticos uma vez que eles podem oferecer diversas possibilidades de mudança de pensamento e comportamento. “A partir do momento que você tem um gato, um cachorro, pássaro, peixe, ou qualquer outro animal de estimação, o nosso pensamento não vai ficar focado nas questões negativas, no pessimismo ou no medo do amanhã. Nosso pensamento vai ficar voltado para aquele animal e o que ele está precisando”, explica a especialista.

Um estudo publicado pela Universidade de São Paulo (USP) e divulgado na Revista de Medicina em 2017 teve como parâmetro 25 idosos hipertensos que viviam numa casa de repouso em Vila Velha, no Espírito Santo. Na pesquisa, foi comprovado que estimulando tanto o aspecto físico quanto o emocional é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas e acelerar os processos de recuperação.

O nome da ajuda que os animais dão para os seres humanos pode se chamar amor ou, através do lado mais prático, Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia. Nesse processo, principalmente os gatos e cachorros ajudam na liberação de ocitocina, também conhecida como hormônio do amor.

“Quando a gente chega em casa e encontra, por exemplo, aquele cachorro abanando o rabo para você ou o gato se esfregando nas suas pernas, isso tudo auxilia na liberação de ocitocina, que faz a gente se sentir bem e acolhido”, pontua Isadora. É através desses pequenos gestos que os bichinhos de estimação ajudam, criando uma relação mútua de carinho, evitando momentos de estresse, pânico e ansiedade.

“Uma pessoa com crise de pânico pode se sentir melhor a partir do contato do pelo do animal, o ronronar do gato. É comprovado que eles diminuem os sintomas de ansiedade, taquicardia, e trazem sensação de tranquilidade e calmaria”, exemplifica a professora.

BENEFÍCIOS

Alguns dos benefícios (e gratas surpresas) que os gatos proporcionam aos humanos fizeram parte de um estudo da Royal Canin, conduzido pelo instituto de pesquisa OnePoll.

A pesquisa, realizada nos Estados Unidos, analisou a vida de dois mil pais e mães de gatos neste período de pandemia e isolamento social. Um pouco mais da metade dos entrevistados (57%) afirmou também ter pelo menos um cachorro em casa, e o questionário respondido por todos trouxe as seguintes revelações:

– 57% sentiram-se menos sozinhos.
– 49% ficaram menos ansiosos.
– 41% disseram ter alguém para conversar.
– 64% encontraram um novo local em que seu gato gosta de se esconder.
– 57% descobriram um novo comportamento dos felinos.
– 35% encontraram no gato uma sensação de positividade para seus dias.
– Três em cada quatro entrevistados ficaram mais próximos de seu gatinho durante a quarentena.

Mesmo com tantas boas notícias, o estudo faz um alerta aos pais e mães de gatos visando um mundo pós- pandemia. “Embora muitos gatos estejam gostando da atenção de seus familiares por estarem em casa, a maioria dos felinos é independente e faz um bom trabalho na estruturação do seu dia”, afirma Laura Pletz, gerente de Serviços Científicos da Royal Canin. “Os tutores devem fazer mudanças graduais para ajudar a reduzir o estresse e facilitar a transição de volta à vida normal”, finaliza

Demais benefícios conhecidos

Além do estudo citado, é sabido que a presença de um gato em casa é capaz de transformar a nossa vida em algo mais leve e feliz, já que os felinos domésticos nos ajudam a manter a saúde mental e afetiva em dia, diminuindo o nível de estresse, com a troca de carinhos e sendo excelentes companheiros em todas as horas. Isso só para ficar em alguns exemplos.

Os gatos até tornam a nossa vida mais ativa, já que precisamos tomar cuidados diários para garantir o bem- estar deles, com tarefas relacionadas à alimentação, limpeza e higiene. Além disso, durante os momentos de brincadeiras, nós movimentamos o nosso corpo e ficamos mais felizes ao ver a agilidade e graciosidade dos bichinhos.