Início Especiais Dia Mundial do Meio Ambiente: a importância de preservar o nosso lar

Dia Mundial do Meio Ambiente: a importância de preservar o nosso lar

Foto: Rolf Steinhaus
Registro do Rio Pardo, localidade de Gramado Xavier

Luísa Ziemann
[email protected]

Não é de hoje que muito se fala sobre a importância de preservação do meio ambiente. Os danos causados ao planeta Terra afetam diretamente toda a existência em sociedade e, por conta disso, cuidar do local em que se vive é essencial. Poluição, fumaça, lixões, esgotos e tantos outros fatores prejudicais para a vida humana e animal tornaram inevitável que existam meios e ações dedicados exclusivamente à preservação do meio ambiente. É por isso que existe uma data mundialmente dedicada a ele: 5 de junho.


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo principal chamar a atenção de toda a população mundial para os problemas ambientais e à importância da preservação dos recursos naturais, que até algumas décadas atrás eram considerados inesgotáveis. A data foi escolhida em 1972, durante a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia.


Foi nesse evento, conhecido como Conferência de Estocolmo, que se iniciou de maneira mais ampla uma nova forma de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo. Lá foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Depois disso, muitos avanços aconteceram, porém a necessidade de voltar os olhos aos cuidados com o consumo exagerado de recursos e à perda constante de biodiversidade é permanente.


Muitos são os problemas que afetam o meio ambiente e, consequentemente, o modo de vida na Terra. A maioria deles é causado pela ação direta e descomprometida do ser humano. Por isso, a melhor maneira – se não única – de reverter a situação é através da conscientização. Descarte inadequado de lixo, falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis e desperdício de água são algumas das ações que podem ser evitadas através do pensar e do agir consciente tanto dos governantes como da população.


Desde a década de 1960 – e sobretudo após a Conferência de Estocolmo –, o impacto ambiental passou a ter mais importância para ambientalistas e organizações internacionais. Atualmente, ações governamentais e também de empresas privadas buscam diminuir os efeitos do que o homem vem causando no decorrer de muitos anos e apontam um cenário positivo para o futuro. Mais do que nunca, a palavra sustentabilidade está em evidência.

Pássaro Trogon S. Surrucura: de barriga vermelha com pálpebras laranjas, registrada do sul de Mato Grosso e Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, nordeste da Argentina e Paraguai. Habita matas e cerrados.