Início Especiais Dia Mundial do Meio Ambiente: espaços públicos vão ter caixas coletoras de...

Dia Mundial do Meio Ambiente: espaços públicos vão ter caixas coletoras de bitucas

Fotos: Ana Souza
Parceria entre o poder público e a iniciativa privada
consiste na instalação de sete equipamentos em diferentes pontos da cidade

Por ocasião das celebrações da Semana Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Poiato Recicla, em parceria com a Japan Tobacco International (JTI), deram início a uma ação de coleta e reciclagem de resíduos de cigarro no município. Em ato no salão nobre do Palacinho na quarta-feira, 1º, foi formalizada a permissão para a instalação de caixas coletoras de bitucas em espaços públicos, o primeiro passo para proporcionar à população uma forma sustentável e ambientalmente segura e correta de descarte.


A parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada consiste na instalação de sete equipamentos em diferentes pontos da cidade. O primeiro foi instalado na Praça da Bandeira, minutos antes do ato no salão nobre. Outros dois também ficarão na praça onde fica a sede do Executivo, mais dois serão instalados na Praça Getúlio Vargas, um no Lago Dourado e outro na Avenida do Imigrante.

Material feito através do uso de bitucas de cigarro

A Poiato Recicla será responsável pelos serviços de coleta, limpeza e higienização das caixas, bem como encaminhamento adequado dos resíduos de cigarros para a usina de tratamento de sua propriedade, onde acontece a transformação em papel e papelão. “Vejo esta parceria como algo fantástico, inovador e de grande sensibilidade. É, para nós, a concretização de um sonho. A Capital do Fumo será exemplo para o restante do país e nada melhor do que fazer uma ação de sustentabilidade e inovação tecnológica. Precisamos estar mais atentos às questões ambientais e aos impactos causados”, defendeu o fundador e diretor da empresa, Marcos Robles Poiato. Ele enfatizou ainda a importância de se encontrar gestores vocacionados a trazer soluções inovadoras desenvolvidas nas universidades brasileiras.

O gerente sênior de Assuntos Corporativos da JTI, Gabriel Quiliconi, ressaltou a importância do ato na Semana do Meio Ambiente e acentuou que o avanço da consciência ambiental depende de uma construção coletiva envolvendo Poder Público, organizações não governamentais, iniciativa privada e a própria população. “Estamos no momento zero, mas com o tempo teremos histórias bonitas para contar e isso passa pela conscientização da população em reconhecer os coletores não apenas como uma forma de descarte correto, mas também como geração de possibilidades para as comunidades vulneráveis. Estamos dando um passo muito importante para além da nossa operação”, avaliou.

Ao comemorar a parceria, o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger, afirmou que o setor do tabaco é altamente engajado em questões socioambientais e parabenizou a JTI pela iniciativa. “Este é um exemplo clássico de logística reversa, em que o resíduo gerado a partir da indústria fumageira acaba entrando novamente na economia. Um exemplo de como isso pode funcionar da forma correta e com menos impacto”, frisou.

Para a prefeita Helena Hermany, a JTI é exemplo de empresa que atua com grande responsabilidade social, envolvendo-se em todo o ciclo de produção do tabaco e investindo na modernização de seus processos industriais, o que incentiva o jovem a permanecer no campo e enxergar na agricultura uma atividade econômica promissora. “Ninguém faz nada sozinho. Quanto mais envolvimento da comunidade melhor para Santa Cruz do Sul. Estamos muito contentes com esta parceria tão sólida e tão profícua, em um projeto inédito, que trará para o município muitos resultados positivos”, sublinhou.

A Poiato

Marcos Poiato palestrou no salão nobre do Palacinho para autoridades, convidados e imprensa sobre a experiência da sua empresa com reciclagem e transformação de bitucas de cigarro em massa celulósica para a geração de novos produtos. A Poiato Recicla é a primeira usina brasileira de reciclagem de resíduos de cigarro do Brasil. Atua em todo território nacional, atendendo os setores público e privado e utiliza tecnologia 100% brasileira, desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB).

A empresa é certificada pela ISO 14001 (reconhecida em todo o mundo) e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais como o Lixo Zero Brasil 2020 e o Latino América Verde. Além de aplicar a tecnologia inovadora, a Poiato oferece um amplo programa socioeducativo para seus parceiros e complementa sua atuação com ações de inclusão social e geração de renda, com uso de material reciclado, pelo que se tornou referência mundial em seu campo de atuação.