Início Destaque “Diálogo, responsabilidade e muito trabalho”

“Diálogo, responsabilidade e muito trabalho”

Por: Tiago Mairo Garcia
[email protected]


Mathias Bertram e Cesar Cechinato frisam governo com trabalho
(Rolf Steinhaus / Riovale Jornal)

Seguindo a ordem de oficialização das chapas, a série de entrevistas com candidatos a prefeito e vice de Santa Cruz do Sul, apresenta a dobradinha formada por Mathias Bertram e Cesar Cechinato, que integram a coligação formada por PTB, PSDB e PV.

Candidato a prefeito, Mathias Bertram, 34 anos, nascido em Venâncio Aires, tem suas raízes em Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz do Sul, onde vive. Realizou seus estudos em escola pública e no turno inverso auxiliava os pais na lavoura e depois na empresa Lisaruth Delícias Caseiras, da qual é sócio proprietário. Também viveu a experiência de trabalhar como vendedor em uma empresa de bebidas e como voluntário em diferentes atividades comunitárias de cunho esportivo e social na localidade. Casado com Ana Paula e pai de Gustavo, de cinco anos, o empresário se tornou vereador em 2016, sendo uma das principais vozes de oposição ao atual governo na Câmara de Vereadores. “Sou um cara simples, humilde e de bem com a vida. Gosto das pessoas, de entender os problemas e poder ajudar com políticas públicas”, disse Bertram.

Candidato a vice, Cesar Cechinato tem 62 anos. Natural de Vacaria, ele reside há 37 anos em Santa Cruz do Sul. Formado em Direito pela Unisc e com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Marketing pela ESPM, iniciou suas atividades profissionais em uma oficina mecânica. Com 18 anos, ingressou no Banco Itaú onde foi gerente. Após, atuou como diretor financeiro da Metalúrgica Mor, diretor executivo do Banrisul e como consultor empresarial. Na vida pública, foi um dos fundadores do PSDB no município em 1993, integrou a diretoria de entidades empresariais e a diretoria do Futebol Clube Santa Cruz. Atuou como procurador-geral do Município e secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo. Foi eleito vereador suplente em 2016 e atualmente cumpre mandato na Câmara de Vereadores. “Me considero santa-cruzense e admiro as pessoas que construíram essa cidade”, frisou.

Questionado sobre o por que deseja ser candidato a prefeito, Bertram salienta que sonha em poder fazer mais pelo Município e que deseja contribuir visando o bem comum coletivo. “Ser candidato a prefeito de Santa Cruz é um orgulho muito grande por representar a todos, e um sonho porque vamos ter o poder de pensar e planejar juntos o futuro do Município pelos próximos 50 anos e mudar os rumos pelos próximos quatro anos”. Por sua vez, Cechinato frisa que além de substituir e auxiliar o prefeito, principais funções do vice, complementa a importância dessa afinidade. “Eu e o Mathias nos conhecemos através das atividades empresariais. Me sinto à vontade, através dos três partidos que compõem a coligação, de realizar essa parceria em benefício do Município”, frisou.

Sobre como enxergam Santa Cruz, Bertram frisou que o Município é lindo, mas pode melhorar ainda mais. Ele destaca que alguns bairros estão desamparados e necessitam de investimentos em infraestrutura, além de uma maior atenção para o interior, salientando a necessidade de o poder público ter uma menor burocracia para geração de emprego e renda de quem vive no campo. O candidato frisou a importância do diálogo para atrair novos investimentos para o Município e confirmou que todas as obras públicas que estão em andamento no atual governo serão finalizadas no seu mandato, caso seja eleito. “Santa Cruz não pode ter políticos donos da Prefeitura. Queremos que as coisas aconteçam para a população, e obras paradas não vamos deixar”, frisou Bertram. “Com diálogo e capacidade de trabalho, Santa Cruz terá condições de dar um novo salto em desenvolvimento”, destacou Cechinato.

Sobre como projetam a campanha, os dois candidatos salientaram que há dúvidas como o trabalho em busca de votos vai se desenvolver em razão da pandemia. Eles frisaram que as redes sociais e uso de ferramentas tecnológicas serão aliados para que as propostas cheguem aos eleitores, mas frisaram a preocupação com fake news. “Há preocupação com alguma mentira publicada que venha a ser divulgada. Pedimos que as pessoas pensem bem que hoje divulgar fake news é crime”, disse o candidato a prefeito. “Vamos fazer uma campanha ética, limpa e transparente, sendo uma campanha propositiva para apresentar propostas. Estamos ouvindo a população para realizar um governo com propostas, ideias e projetos”, destacou o vice.  

Sobre o que a população pode esperar do futuro governo caso seja eleito, Mathias Bertram pontuou. “Diálogo, responsabilidade com o dinheiro público e muito trabalho”. Por sua vez, Cechinato frisou que Santa Cruz vai viver um momento especial a partir de 2021. “Temos imensos desafios e um deles é a geração de emprego e renda. Que todos tenham consciência do futuro que teremos logo ali na frente para construir”, finalizou.