Início Geral Diversidade em evidência em Santa Cruz

Diversidade em evidência em Santa Cruz

Ativistas realizam diversas ações no município através do Conselho da Diversidade

Lavignea Witt
[email protected]

O dia 28 de junho, assim como o mês inteiro, marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. O período reforça a busca pela igualdade de direitos da comunidade e o combate à violência, além de conscientizar a população e celebrar a diversidade entre as pessoas. A data surgiu após a rebelião de Stonewall Inn, em 1969. A revolta dos manifestantes foi causada após diversas invasões a bares pela polícia de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde homossexuais sofriam perseguições e muitas vezes eram presos.


A revolta no Stonewall Inn marcou o que seria o começo da luta por respeito e direitos dentro da sociedade. No Brasil, o movimento iniciou em 1970, em meio à ditadura civil-militar, a partir de publicações alternativas de jornais daquele ano. No período atual, a rebelião é lembrada como o primeiro ato de luta contra o preconceito e a busca pela igualdade.


Assim como ao redor do mundo, em Santa Cruz do Sul a luta da comunidade LGBTQIAPN+ é constante. O presidente da organização não governamental Desafios e do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi), Ruben Quintana, é engajado nas manifestações desde os seus 20 anos. “Comecei no movimento LGBT oficialmente em 2011, quando a gente formalizou a criação de uma ONG no município”, recorda.


Mudar a realidade de muitas pessoas foi o principal motivo para criar a Desafios. “A partir daquele momento, começamos a fazer atividades mais de cunho político, não político partidário, mas de posição e social. Começamos a realizar vários eventos, foram beijaços em protesto de algumas leis que estavam sendo debatidas no Congresso, eventos na praça para comemorar dias como de Orgulho LGBT e o Dia Mundial contra a Homofobia, protestos e outros. A partir daquele momento, nós também tivemos a nossa maior conquista, que foi a criação do Conselho Municipal da Diversidade, em 2015”, destaca.


Quintana também participou da criação do Comudi, estando à frente de muitas ações no município. Após um período de inatividade por motivos pessoais dos integrantes, o Conselho voltou a atuar em 2019. “Retomamos o assunto com algumas pessoas e o Poder Público, mas, em 2020, precisamos parar por conta da pandemia. No começo de 2021, a gente conseguiu a rearticulação e levantamos muitas questões. O Conselho está sendo um dos mais ativos, muito gratificante”, relata.


Em relação às lutas diárias por direitos e respeito, o ativista salienta que a informação é a chave para afastar o preconceito. “Percebe-se um pequeno avanço nas pessoas. Está vindo uma geração muito boa por aí, os jovens estão muito mais flexíveis. Isso se deve a um dos principais fatores que é a informação. O preconceito surge pela falta de informação, a ignorância no sentido literal da palavra que é desconhecer o assunto”, reitera.


Em comemoração ao dia e mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o Comudi realizará a 1ª Semana da Diversidade de Santa Cruz, que contará com atrações musicais, rodas de conversa, apresentações e outras atividades. “A semana também tem cunho social de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados para uma instituição”, ressalta Quintana. Além disso, em setembro haverá o 2º Fórum da Diversidade.
“Importante frisar que as reuniões são abertas à comunidade, para quem quiser participar. O Conselho também está aberto a denúncias e a sugestões, sendo o órgão oficial para tratar as questões LGBTQIA+ do município. É o caminho por onde devem ser discutidas e debatidas as pautas”, esclarece Quintana.

1ª Semana da Diversidade Santa Cruz do Sul

10/7 – 8h às 18h: Jogos de Integração da Diversidade. Local: Unisc.
11/7 – 18h: Sessão especial na Câmara de Vereadores.
12/7 – 19h: Roda de conversa com alunos na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira.
13/7 – 19h: Põe na Roda – Vivências (debate). Local: Câmara de Vereadores.
14/7 – Local e hora a definir: Exibição de filme temático.
15/7 – 19h: Encontro Estadual de Ativistas. Local: Câmara de Vereadores.
16/7 – 20h: Escolha da Corte da Diversidade. Local: Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest.
17/7: 2ª Parada da Diversidade
– 13h: Concentração em frente à Catedral São João Batista;
– 15h: Início da caminhada;
– 16h: Início dos shows;
– 22h: Encerramento e em seguida haverá festa pós-parada.