Início Geral Dobra número de castrações e esterilizações em cães e gatos

Dobra número de castrações e esterilizações em cães e gatos

Por Assessoria Prefeitura de Santa Cruz do Sul

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul ampliou o número de castrações e esterilizações de animais gratuitas disponíveis para tutores de baixa renda. A medida passou a vigorar a partir do início de 2022 e já apresenta êxito.

Após solicitação de representantes de ONGs e protetores independentes, a prefeita Helena Hermany avaliou o tema com a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), conseguindo duplicar o número de castrações e esterilizações disponibilizado pelo Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos. Dessa forma, o projeto passou de 80 procedimentos mensais para 160. Com a decisão, serão oferecidos 1.920 procedimentos gratuitos ao longo de 2022, um incremento para o programa instituído em 2016.

A prefeita Helena enfatizou que o programa busca ajudar as pessoas a darem um bom tratamento a seus animais de estimação. Ela enalteceu o esforço das ONGs e protetores no Município em prol da causa. “É um trabalho de relevância para a nossa comunidade e merece a atenção e o apoio da administração municipal”, declarou.

Para o titular da Semass, Jaques Eisenberger, o aumento dos procedimentos representa um ganho significativo para a cidade. “As castrações e esterilizações são o que a gente tem de mais efetivo para o controle populacional a longo prazo”, ressaltou. Conforme o secretário, a medida contribuirá para diminuição do número de animais em situação de rua.

O serviço vem tendo grande procura por parte da população. Somente no mês de janeiro deste ano, foram realizados 176 procedimentos gratuitos. Conforme o médico veterinário do Canil Municipal, Tiago Alberto Haas Marques, a superpopulação de caninos e felinos errantes é um problema mundial e envolve questões de saúde pública e bem-estar animal. Tal situação contribui para o aumento de zoonoses e também para a ocorrência de acidentes como atropelamentos e mordeduras.

Como habilitar-se para castrações e esterilizações gratuitas

O programa é aberto para tutores de cães e gatos (fêmeas e machos), que recebam benefícios sociais dos governos Federal, Estadual ou Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, ou que enquadrem-se como de “baixa renda” (mediante comprovação), ou que adotaram animais das ONGs cadastradas pelo Município ou pelo Canil Municipal.

Os interessados podem entrar em contato com o canil ou com as ONGs Alma e Protetores, somente pelo Facebook. Aprovada a concessão do procedimento, o tutor receberá a ficha de autorização. No ato do procedimento cirúrgico, será implantado um microchip no animal, com as informações dele e do tutor para integrar um Banco de Dados on-line mundial e outro do próprio Canil Municipal. Cabe ao tutor comparecer à clínica veterinária indicada na data e horário previstos para o procedimento, munido da autorização de esterilização. Ele também deve responsabilizar-se pelos procedimentos pré-operatórios (desverminação, vacinação, jejum de sólidos e líquidos, etc), e pós-operatórios (medicação, analgésico, antibiótico, curativos e cuidados com os pontos da cirurgia, até a retirada dos pontos e revisão).