Início Política Duas mulheres representarão na Câmara de Vereadores

Duas mulheres representarão na Câmara de Vereadores

O Riovale Jornal conversou com as eleitas Bruna Molz, que dá continuidade ao seu trabalho no próximo ano, e Nicole Weber, que inicia no Poder Legislativo em 2021

Ricardo Gais
[email protected]

Nicole Weber e Bruna Molz. Foto: Divulgação

Ainda sendo minoria na Câmara de Vereadores, a representatividade feminina estará presente no Legislativo. Ocupando duas cadeiras, as candidatas Bruna Molz (Republicanos) reeleita, e Nicole Weber (PTB) eleita pela primeira vez, estão entre os três candidatos a vereadores mais votados de Santa Cruz do Sul, sendo Bruna a primeira, com 2.235 votos, e Nicole a terceira, com 1.840 votos. Para saber o que a comunidade santa-cruzense pode esperar das representantes, o Riovale Jornal entrevistou as duas candidatas.


Defendendo a causa animal, a vereadora reeleita Bruna Molz contou um pouco do que a comunidade santa-cruzense pode esperar dela para os próximos quatro anos de mandato.

Bruna diz que foco se manterá na causa animal. Foto: Divulgação


Bruna conta que durante o domingo de eleição, após saber que estava reeleita, disse que o resultado representa a resposta da comunidade santa-cruzense e de quem acompanha o seu trabalho. “É um sentimento de dever cumprido, felicidade, porque a reeleição é muito mais difícil que a primeira eleição, pois é a nota do teu trabalho dos últimos quatro anos que a comunidade te dá. Eu trabalhei muito nesses anos, quem me acompanha sabe que encaminhei muitos projetos para Câmara e quantas coisas consegui em prol da causa animal”, revelou. “A reeleição nada mais é do que a aprovação do meu trabalho pela comunidade, e para minha alegria, ser reeleita quer dizer que trabalhei muito bem. Poder ajudar os bichinhos com certeza é um sonho realizado”.


Aos 30 anos, Bruna é apaixonada por animais, é casada, tem seis filhos caninos, dois gatos e mais um filho canino que está no céu, o Cabeção. Ela também é formada em Direito e defendeu sua tese de monografia sobre direitos dos animais. Voluntária da causa há 10 anos, a vereadora já foi coordenadora do Canil Municipal, presidente da Câmara de Vereadores e é sagitariana de riso fácil, conta.


Sobre o baixo número de mulheres eleitas em Santa Cruz, Bruna lamenta, e lembra que este foi o mesmo cenário da eleição passada. “Estou muito feliz que a Nicole se elegeu, é uma pena que são só duas mulheres e fico triste por não ter mais mulheres na bancada feminina. Acredito que falta esse engajamento do público feminino para colocar mais mulheres na Câmara e, com certeza, o trabalho com a Nicole vai ser fantástico, já conversei com ela, me coloquei à disposição. A luta dela também é minha luta e com certeza acredito que vamos fazer um bom trabalho dentro da Câmara”.


Mantendo o seu objetivo, Bruna seguirá com o foco na causa animal e disse que irá cobrar uma linha urbana até o Hospital Veterinário, localizado em Linha Pinheiral, bem como uma legislação para que se possa levar animais dentro dos coletivos, em caixas de transporte. “Temos o grande avanço que é o hospital atendendo o público carente, mas muitas pessoas possuem dificuldade para levar os animais até lá”, explica. Ela também irá exigir a efetivação dos trabalhos do Castra Móvel, que está parado há um ano devido à pandemia, pois falta o Conselho Veterinário de Medicina fiscalizar o local. Bruna possui outros projetos encaminhados como uma clínica veterinária 24 horas, licitada para socorrer animais que forem atropelados, além de fiscalizar o Centro de Bem-Estar Animal que é uma obra iniciada e espera por sua continuação. “Estou aberta à comunidade para receber sugestões de melhorias e não importa a área da demanda”.


Outros projetos de Bruna que estão tramitando no Legislativo e ainda não foram aprovados são referentes a pessoas que cometem maus-tratos a animais e que foram notificadas pela Prefeitura. Ela solicita que esse registro conste no banco de dados desses cidadãos para que não possam mais adotar nenhum animal no Canil Municipal e com as ONGs, além do projeto que retorna o imposto do ISSQN, das empresas de Santa Cruz, categoria pet, para o fundo de bem-estar animal, que é uma lei criada por ela.


Sobre o trabalho com as ONGs, Bruna salienta que vai cobrar a Prefeitura para que os locais continuem sendo assistidos com castração gratuita. A vereadora também solicita a regulamentação sobre a questão de protetores e ONGs serem atendidos gratuitamente no Hospital Veterinário.


Em relação à lei aprovada neste mês, que proíbe fogos de artifício com ruídos, Bruna explica que o prazo para que seja sancionada ou vetada pelo prefeito Telmo Kirst termina no próximo dia 26. “A lei foi aprovada na Câmara e está sobre análise do jurídico da Prefeitura, então depende exclusivamente do prefeito a aprovação ou não. Esperamos que ele vá sancioná-la, pois é uma lei constitucional. Já existe uma lei estadual, só falta o regramento”.

Uma luta necessária

Nicole será vereadora pela primeira vez. Foto: Divulgação

Nicole Weber foi eleita defendendo uma causa de extrema importância para as mulheres de Santa Cruz do Sul. Pela primeira vez em um cargo político, disse que o domingo de eleição foi uma mistura de sentimentos e na hora do resultado, o qual se consagrou eleita, comemorou com seus pais, filho, noivo, amigos e apoiadores da campanha. “A gente acreditava em um resultado positivo e é minha primeira vez. Não tenho nenhum parentesco político com ninguém e nenhum membro da família podia me guiar. Nessa primeira vez que estive concorrendo, a adesão na rua foi maravilhosa e em todos os lugares que eu estive, fui muito bem recepcionada. Senti principalmente nos jovens a vontade de renovação”, contou.


Com 32 anos, Nicole é mãe do Arthur, de oito anos, é noiva, e se considera uma mulher muito forte, que luta pelos seus ideais, flexível, conversa com todos e é uma pessoa que não desmerece, jamais, nenhuma outra mulher. Ela, que também é vice-presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB de Santa Cruz e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), pontua que terá seu gabinete de portas abertas para as pessoas. “A Nicole é uma mulher que acima de tudo vai dar abertura para outras causas e questões importes e vai agir sempre com o coração, deixando a velha política e a rivalidade de partido de lado. Quero ser uma mulher que levanta outras mulheres, homens, crianças, LGBTS, adolescentes, pessoas com deficiências e todos que acreditarem que eu possa ser alguém forte para representá-los. Agradeço muito os meus pais que me deram apoio e o partido que me apoiou e foi muito importante”.


Nicole atribui a vitória à resposta das mulheres e da sociedade. “Esses espaços públicos têm que ser ocupados por nós e infelizmente são só duas mulheres eleitas, o que me deixa muito triste”, lamenta. “Eu e a Bruna somos amigas de longa data e já tínhamos um convívio anterior e uma afinidade bem grande. Temos a personalidade muito parecida, de lutar por aquilo que acreditamos, e nós queremos reativar a frente parlamentar da mulher. Tenho certeza que vamos trabalhar bem próximas”, complementa.


Ela também cita que a prioridade será colocar em prática seus projetos com a causa da mulher e todas as políticas públicas que beneficiem a população serão os carros-chefes de seu mandato. Além de projetos como o Líderes do Amanhã, que atenderá meninos e meninas com oficinas nas escolas, há também projeto itinerante das mulheres do interior, profissionalização das mulheres para se reinserirem no mercado de trabalho e o projeto Dona de Mim, que busca resgatar a autonomia e autoestima das mulheres. “Quero que meu gabinete esteja aberto para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, da Delegacia Especializada da Mulher, Criança e Adolescente, quero trabalhar diretamente com toda rede que é a Segunda Vara de Execução Criminal de Santa Cruz, a OAB, o Creas, CRAS, psicólogas e a Casa de Passagem. O nosso gabinete vai visar fortalecer toda essa rede para trabalhar na erradicação e diminuição da violência contra mulher, criança e adolescente em Santa Cruz do Sul”, pontua.


Nicole também tem o sonho de trazer a vara especializada de violência contra a mulher para o Fórum do Município antes mesmo de assumir o mandato e quer disponibilizar as salas dos hospitais para receber a mulher e a criança no momento pós-agressão, para que não fiquem expostas.