Início Educação Uninter é destaque na modalidade EaD

Uninter é destaque na modalidade EaD

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram o Censo da Educação Superior 2019, que revela que foi o primeiro ano em que o número de ingressantes em cursos de Ensino a Distância (EaD) ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial na rede privada. Além disso, constatou-se que 63,2% (10.395.600) das vagas ofertadas no ano passado foram na modalidade EaD.


“Quando ingressei no ramo há 15 anos, o ensino a distância ainda era algo novo e, de certo modo, desconhecido. Com o passar do tempo, porém, os estudantes perceberam as vantagens e benefícios de estudar desta forma, seja na graduação ou nos cursos de pós”, comenta a gestora do polo Uninter de Santa Cruz do Sul, Luciane Dick Lopes.


A modalidade evoluiu rapidamente, tanto no formato das aulas como nas avaliações. O modelo de ensino utilizado hoje consiste em aulas teóricas, atividades práticas e de extensão, e flexibilidade para os estudantes. Outro diferencial do polo é o acompanhamento do aluno. “Buscamos incentivá-los a nunca desistirem dos seus sonhos e procuramos acompanhar e auxiliar nesta caminhada. Para isso, temos os nossos orientadores presenciais, que acompanhados pela coordenação pedagógica estão sempre presentes e dispostos a ajudar nas mais diversas dúvidas”, afirma Luciane.


Com a pandemia, a rotina dos alunos na modalidade EaD não mudou muito. As aulas, sejam elas gravadas ou ao vivo, as provas, apresentações, encerramento de semestre e curso, e as entregas de diploma, tudo vem ocorrendo da mesma forma e com o mesmo rigor.


Ao longo deste período, o polo formou 1.320 profissionais nos cursos de graduação e 830 nos cursos de pós-graduação. A estrutura local é completa, são 750m² distribuídos em salas de aula, biblioteca, salas de estudo, laboratórios de informática, engenharia, brinquedoteca, sala de artes e salas de atendimento individual.
15 anos

Para comemorar a data, o polo preparou algumas ações e atividades. O projeto ‘Espalhando Livros’ vai distribuir 300 livros nos bancos das praças de Santa Cruz do Sul e cidades da região. E no dia 3 de dezembro acontecerá uma live comemorativa no canal do polo no YouTube do polo, com a participação do reitor da Uninter, Dr. Benhur Etelberto Gaio. Na sequência, será feita uma roda de conversa com alguns convidados, como os primeiros formandos e recém graduados. Além disso, entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro, os alunos, ex-alunos e a comunidade são convidados a virem ao polo confraternizar com a equipe e comemorar esta data muito especial.