Início Editorial Duas potências da comunicação

Duas potências da comunicação

Nos últimos 20 anos, os filmes de super-heróis mantiveram uma posição de destaque entre os sucessos do cinema estadounidense. As bilheterias dessas produções, em geral, são altíssimas, ultrapassando em alguns casos a marca de 1 bilhão de dólares. Os personagens dessas produções possuem certa facilidade para conquistar um espaço significativo no gosto popular. Do ponto de vista artístico, é bem evidente que esses filmes (ou pelo menos uma boa parte deles) não apresentam uma estética tão convincente, mas o fato é que, em termos de diversão, eles atingem seus objetivos.

Algumas dessas produções apresentam uma certa complexidade e uma estética interessante, como são os casos das séries ‘Watchmen’ e ‘Doom Patrol’, além do filme ‘Coringa’, que já foi citado em nossos editoriais. As três produções citadas são bem recentes, lançadas em 2019. Todas elas pertencem à empresa DC, que, ao lado da Marvel, domina o cenário dos filmes de super-heróis. O grande sucesso da Marvel está ligado aos ‘Vingadores’, grupo de heróis publicado desde os anos 60 nas histórias em quadrinhos. Foi nas HQs que Marvel e DC surgiram e se desenvolveram, hoje elas são duas potências da comunicação mundial. Seus filmes, séries e animações estão muito presentes na grande mídia.

Stan Lee, Jack Kirby, Bob Kane, Bill Finger, Jerry Siegel e Joe Shuster estão entre os nomes que criaram esses personagens para as HQs. Ao longo de décadas, diversos autores ajudaram a construir a mitologia super-heroica nos quadrinhos, o que acabou contribuindo para o sucesso dos personagens, refletido nas produções audiovisuais de tanta popularidade na realidade recente e atual.