Início Esportes Dupla Gre-Nal retorna aos treinos

Dupla Gre-Nal retorna aos treinos

Atletas seguirão protocolos de segurança e realizarão testes para retomar as atividades

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

No Grêmio, médicos irão realizar testes nos atletas antes de iniciar treinamentos físicos – Divulgação/Grêmio

Passados mais de 40 dias de inatividade devido a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus, Grêmio e Internacional retornaram ontem, 4, aos treinamentos e dar início a preparação para a retomada dos jogos de futebol.

O Internacional foi o primeiro a retornar. De forma individual, os jogadores foram ao Parque Gigante e foram recebidos no centro de treinamento do Parque Gigante por uma equipe usando trajes de proteção. Sem descer dos carros, os jogadores receberam kits com material de trabalho (camisas, calções, meias, tênis) e material para higiene e controle (máscaras e álcool gel). Após receber o material, os atletas assinaram um termo e deixam o local e retorna para a sua residência. O clube preparou uma programação com escala de horários entre os atletas para evitar aglomerações no CT.

Na terça pela manhã, os atletas colorados chegarão de carro e passarão diretamente para as tendas. Ali, serão feitos exames médicos e a testagem para Covid-19. Depois, ocorrem as avaliações físicas. Treinamentos específicos devem entrar na rotina durante a semana, sendo feita de forma individual jogador por jogador ou em pequenos grupos, sem contato próximo. Eles irão ao Parque Gigante já fardados para os exercícios e não terão acesso a vestiários, refeitório nem academia. O Inter também limitará o acesso ao local apenas ao mínimo possível. As atividades serão fechadas para a imprensa e público em geral no CT Parque Gigante.

Jogadores do Inter receberam kits entregue por equipe usando trajes de proteção contra o coronavírus – Gabriel Bolfoni/RBS TV

GRÊMIO

O Grêmio também elaborou um protocolo de segurança para retomar os treinamentos. O clube conta com 15 profissionais para a realização de testes em uma estrutura temporária que foi montada ao lado do prédio do Centro de Treinamento Luiz Carvalho. Será feita uma triagem de chega ao CT pelos seguranças do clube.

O clube encomendou cerca de 300 testes para verificar possíveis casos de coronavírus e consequente afastamento do profissional.

Ontem, 4, foram realizados os primeiros testes em funcionários do clube. Hoje, 5, os jogadores e familiares realizarão testes através de medição de temperatura e oximetria, que detecta o nível de oxigênio no sangue e ajuda a diagnosticar doenças pulmonares, caso da Covid-19. Os processos serão feitos de maneira individual. Assim, os jogadores realizarão os testes entre terça e quarta e, provavelmente, só irão ao gramado na quinta para treinar.

A preparação física fará avaliações semelhantes às de pré-temporada para analisar o nível dos atletas antes de iniciar os treinamentos. Quando liberados para os trabalhos no gramado, os jogadores chegarão fardados ao CT e farão atividades sem contato físico, com distância de dois a três metros. Os treinos nos campos serão prioritariamente sem contato com bola nos primeiros dias.