Início Colunas …E dezembro chegou…

…E dezembro chegou…

E com ele, as incertezas de um ano atípico que se aproxima do final e a insegurança de um novo ano que se inicia. Ao mesmo tempo em que a época abre espaço para reflexões, encontros de Natal, cuja magia da empatia, solidariedade e compaixão nos deixam envolver nessa energia, em sua plenitude, enfrentamos a barreira desse isolamento social, que nos mantêm distantes daqueles que amamos, prezando pela sua saúde e bem-estar. A época que seria regada de grandes festas e encontros para comemorar. Casas, bares e inúmeros locais cheios de pessoas, hoje limitados pelo distanciamento…  Mas, como diria a personagem principal de Aventuras de Poliana, vejamos o lado positivo das coisas… Este final de ano nos remete a agradecer… Agradecer por estarmos vivos, pela saúde, pelo trabalho, pelas amizades… enfim… simplesmente agradecer e refletir sobre a vida!

Celebrar a vida é mais que um dom, afinal, o ato de conceber a luz à uma criança é uma dádiva da criação, uma alma que vem para cumprir com seu papel como cidadão. Saber aproveitar a vida e nosso propósito aqui na terra tem um preço, a prática do bem e do mal, a gratuidade do amor, as escolhas, tudo isso são pontos importantes para a nossa passagem. E, acima de tudo, o maior dom de viver é saber aproveitar com riqueza e alegria, contagiando aos que estão perto de nós, oferecendo ajuda, isso tudo nos torna dignos e nos eleva enquanto seres humanos.

Por isso, é importante saber aproveitar cada segundo de nosso tempo com as coisas que realmente nos fazem bem. Por outro lado, ocorrem as provações, as tempestades, enfim, provas de que devemos saber nos levantar diante dos erros e principalmente aprender com eles… como dizem “os grandes sábios são os que aprendem não com os seus, e sim com os do próximo, tudo faz parte do enriquecimento de nossas vidas”.

A grande capacidade de saber lidar com o ser humano e saber aproveitar as coisas boas que temos a oferecer um ao outro, amar sem medida de maneira a cultivar pessoas boas ao nosso lado, contemplar a beleza e o crescimento dos nossos filhos e saber respeitar as limitações de cada é uma das grandes lições que aprendemos nesse ano. Esse período de isolamento nos fez refletir o quanto estamos sendo muito suscetíveis a desviar nossos olhares para onde não é o correto, está aí, mais um grande dom da vida, sabermos manter nosso foco único e exclusivo no que realmente é importante: nossa essência. Podemos sim e devemos aproveitar cada segundo como se fosse o último. Por isso, ame incondicionalmente, aproveite o que a vida tem de melhor a nos mostrar. 

Aprenda a usar de sua fé nos momentos certos e não achando que a fé está em abundância nos dias que se contempla a alegria e sim nos momentos de dores e provações. Não deixe de amar amanhã, pois de repente não temos essa palavra ao nosso alcance, leve a caridade e o dom da vida a quem já se diz que não o tem. Vivifique a alma dos desacreditados pela infelicidade e fuja das falsas alegrias. Pois só existe uma única e verdadeira alegria que explode a alma de felicidade, Deus. Agradeça pela oportunidade de estar com as pessoas que realmente te edificam e te fazem feliz. Agradeça e seja a melhor versão de você… Dezembro chegou… que possamos aproveitar cada dia… cada segundo dessa vida que Deus nos deu, com alegria e sabedoria!