Início Osvino Toillier Educação e Encantamento

Educação e Encantamento

Olhar ao redor e encontrar motivos para se alegrar e razões para viver cada dia, é um desafio difícil para ser superado. Encontrar razões para encantamento no mundo de hoje, impregnado com tanto individualismo e contaminado pelo egoísmo, exige de cada um de nós disposição para renúncia e superação.

Educação não existe sem este sentimento, especialmente neste momento da história humana, em que estamos vivendo tantas rupturas e sofrimentos. Quem diria que viveríamos este quadro, isolados, confinados, sem podermos nos relacionar, tocar, abraçar.

Estamos todos desejosos em descobrir um caminho para superar este sentimento de isolamento e solidão. Procuramos caminhos, palavras, fórmulas, mas nada responde a nossa pergunta. Lembrei-me então do Drummond, e ele me deu um conselho: “Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero. Há calma e frescura na superfície intata. Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário. Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra. E te pergunta, sem interesse pela resposta. Pobre ou terrível que lhe deres. Trouxeste a chave?”.

Nossa, estou emocionado com o conselho do poeta. A questão é como alcançar esta frequência! Normalmente, somos tão duros e impenetráveis, ficamos malhando em ferro frio.

O mundo que nos cerca tem muitos elementos poéticos, mas é preciso descobri-los, para poder acessá-los. Desconfio que não será pelas frequências normais que chegaremos lá. O silêncio é também um caminho para acessar às frequências superiores dos encantos da palavra. Deixemos penetrar em nossos ouvidos o doce silêncio que nos cerca para descobrir o que o ouvido normalmente não ouve.