Início Educação Educação | Instalação de Instituto Federal movimenta audiência pública

Educação | Instalação de Instituto Federal movimenta audiência pública

Alternativa gratuita de Ensino Médio profissionalizante, campus impactaria toda a região

Lideranças articulam-se para trazer campus ao município
Lucca Herzog

Lucca Herzog
[email protected]

Hoje, às 19h na Câmara Municipal de Vereadores, a Frente Parlamentar Pró-Instituto Federal em Santa Cruz do Sul abre audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. A pauta é a instalação de um campus da rede de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no município. Alternativa gratuita de Ensino Médio profissionalizante, o campus impactaria toda a região, gerando oportunidades de pesquisa, emprego e investimentos.

Audiência Pública

O momento é de manifestação de interesse. Segundo o vereador Alberto Heck, diversas empresas já o manifestaram. “É importante, principalmente, para o protagonismo regional de Santa Cruz do Sul. E a audiência pública é o início dessa mobilização. Faremos uma comissão pró-instituto, para articular isso, encaminhar o processo para Brasília”. Para o representante, o diálogo com todos os setores envolvidos é a única forma de assegurar o objetivo principal: a educação e o desenvolvimento da população.

O Instituto

Estruturas do Instituto garantem Ensino Médio e cursos profissionalizantes
Divulgação

Promovendo o ensino e a extensão, a finalidade do Instituto é a pesquisa e o empreendedorismo. “A nossa formação foco é formar um aluno empreendedor, dono de sua própria historia”, afirmou o administrador do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Rodrigo de Freitas. Segundo ele, a rede já oferece mais de 180 cursos. Há a possibilidade, conforme explica, da implantação de cursos de graduação e pós-graduação.

Entretanto, o foco é o ensino técnico, que poderá ser cursado por alunos do Ensino Médio na própria instituição. “No mínimo, 50% das matrículas devem ser ofertadas para cursos técnicos, e 10% devem ser para Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante”. 20%, ainda, são reservados para formação de professores.

Quanto aos eixos tecnológicos oferecidos, estes serão definidos e ofertados conforme a necessidade da comunidade. Essa definição passa por audiência pública, consulta de demandas e de cursos já ofertados na região, para evitar sobreposição de outras instituições de ensino.

A estrutura do Instituto conta ainda com auxílio aos alunos, com objetivo de contribuir com a permanência e com o combate à evasão escolar. A assistência consiste em um turno integral com alimentação e equipe técnica de saúde (pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas) disponíveis.