Início Economia Empresários e contabilistas receberam capacitação

Empresários e contabilistas receberam capacitação

Novo sistema de arrecadação implantado em Santa Cruz do Sul desde esta segunda-feira, 5 de agosto, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi tema de um treinamento que envolveu dezenas de empresários e contabilistas nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto. Foram três dias de capacitação, em que os usuários aprenderam como funcionará a nova ferramenta. O curso foi oferecido pela Prefeitura Municipal em parceria com o  Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp).
A partir de agora, empresários e prestadores de serviços poderão lançar suas notas em um sistema informatizado, agilizando sua emissão e simplificando o processo. “A Nota Fiscal Eletrônica é uma demanda dos empresários e vai mais comodidade e funcionalidade, além de garantir mais eficiência na fiscalização”, destacou o secretário municipal de Fazenda, Paulo Frölich.
“A padronização e atualização do programa usado pela Prefeitura para fazer as declarações dos contribuintes faz com que o Poder Público tenha gestão sobre os dados e, assim, um controle maior da arrecadação do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN)”, ressalta Fröhlich. O padrão da NFS-e a ser adotado segue o modelo definido pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) e já é utilizado em diversas cidades do Estado.
Cerca 250 pessoas, entre empresários e representantes de empresas de contabilidade, participaram do evento. A apresentação foi ministrada pela equipe da Thema e Pólis Informática Ltda, empresa especializada em softwares e aplicativos de informática. No dia 31 de julho, a capacitação foi oferecida para empresários de serviço que emitem nota fiscal. Já nos dias 1º e 2 de agosto, o treinamento contou com a presença de contadores e técnicos em contabilidade.

Sandro Viana

Auditório recebeu empresários, contadores e técnicos em contabilidade do município

Nota Fiscal Eletrônica
Documento digital emitido e armazenado eletronicamente para documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) entrou em vigor no dia 15 de setembro de 2006 substituindo o modelo impresso. Além de reduzir o uso do papel, seu objetivo é simplificar as obrigações do contribuinte acessórias dos contribuintes e permitir o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

NOVO HORÁRIO
Também nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Fazenda voltou a atender em horário normal, após três dias de interrupção para instalação do novo sistema de tributação. “Eventualmente poderá ocorrer lentidão nos primeiros dias, mas os benefícios a médio e longo prazo são compensatórios, como a redução dos custos e o aprimoramento do controle fiscal”, ponderou Frölich.
O novo sistema implantado pela Prefeitura também possibilitará que o cidadão acesse extratos e guias de pagamento dos tributos municipais nos três bancos públicos – Banco do Brasil, Caixa Federal e Banrisul. Pelo menos 70 mil contribuintes serão diretamente beneficiados com a nova ferramenta. Este também é o primeiro passo para que, futuramente, todos os serviços sejam oferecidos através da Internet, no Portal da Prefeitura.