Início Educação Enem: Governo do RS cria plataforma inédita para ajudar alunos nos estudos

Enem: Governo do RS cria plataforma inédita para ajudar alunos nos estudos

Reprodução

A plataforma digital “Resolve Sim” que estará disponível de forma gratuita aos alunos gaúchos que realizarão o Enem em 14 e 24 de janeiro de 2021, foi anunciada nesta quinta-feira, 9, pelo governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. A plataforma será ofertada para os 66 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio e provavelmente para os demais alunos do ensino médio. Conforme o governador a ferramenta terá conteúdos e exercícios de alta qualidade, além de simulados, sem custo para os estudantes nem para o Estado.

Incorporado ao ambiente do Google Sala de Aula (Google Classroom), que está permitindo aos alunos e professores da rede seguirem com as aulas de forma remota, a Resolve Sim é composta por 48 aulas completas, sendo que metade delas já estará disponível para acesso imediato. Após, haverá aulas novas sendo postadas diariamente. Um dos responsáveis pela parceria entre o governo e a iniciativa privada é o apresentador Luciano Huck.

De acordo com Huck, desde o início da pandemia da Covid-19 ele pensava em como contribuir com os jovens, “eu vi que poderia fazer com que a solidariedade fosse mais contagiosa do que o vírus”, afirmou durante a transmissão ao vivo.

Todo o conteúdo é produzido pela Eleva Educação, um dos mais conceituados grupos de ensinos fundamental e médio do país, com metodologia e tecnologia digitais da Estácio, uma das maiores universidades privadas e líder em inovação no EaD do país, sem nenhum custo para o governo do Estado. O apresentador acrescenta que, “quase 70 mil alunos que vão prestar Enem vão ter disponível essa ferramenta com dados, qualidade e, de fato, espero que isso ajude a manter o RS na liderança do Enem como foi em 2019”.

Na plataforma, o estudante poderá escolher as disciplinas – que foram agrupadas em quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza) – além de uma área especial de provas de preparação, o Simuladão.

Retomada das aulas

O governo do Estado aguarda até domingo, 12, as respostas das 1.520 entidades consultadas sobre a retomada presencial das atividades de ensino, com sugestões sobre o retorno das aulas e protocolos de prevenção, por meio de formulário eletrônico direcionado. Conforme o governador, até o momento, foram enviadas 638 respostas.

(Com informações do Governo do Estado RS)