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Energia elétrica | Fios ou postes avariados: a quem recorrer?

Com exceção dos suportes exclusivos de empresas de telecomunicações, responsabilidade em Santa Cruz é da RGE

Encargos de manutenção são distribuídos e/ou compartilhados entre empresas e Poder Público
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Luísa Ziemann
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Ao circular e caminhar pela cidade, frequentemente é possível se deparar com fios de energia elétrica arrebentados, postes caídos – ou prestes a cair –, e aqueles em que a iluminação pública não funciona. Mas, afinal, quem é o responsável pela manutenção das colunas de sustentação da rede de energia elétrica em Santa Cruz do Sul? Confira a seguir a quem a população deve recorrer em casos de fios ou suportes danificados.

De acordo com a RGE, do grupo CPFL Energia, os postes são de responsabilidade da própria distribuidora, não cabendo a ela somente aqueles de uso exclusivo de empresas de telecomunicações, sem rede de abastecimento elétrico. Ainda segundo a companhia, conforme as normas, os ocupantes – operadoras de tele que possuem contrato com a distribuidora para uso compartilhado dos postes – são responsáveis pela manutenção de suas instalações, como fios e cabos, e devem mantê-las regularizadas.

A RGE fiscaliza e emite notificações a todas as empresas cadastradas que têm contrato de compartilhamento de infraestrutura na região quando identifica eventual irregularidade de responsabilidade das ocupantes. Importante destacar que os cabos de energia elétrica, a cargo da RGE, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicação e jamais enrolados ou pendurados nos postes.

Para quaisquer necessidades com a rede elétrica, os clientes devem acionar a RGE por um dos canais de atendimento: SMS com o “seu codigo” (que consta na conta de energia) para o número 27350; WhatsApp (51) 99955-0002; site www.rge-rs.com.br; app CPFL Energia (disponível para Android e iOS); e call center 0800-970-0900. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, o Executivo Municipal é responsável apenas pelos reparos de iluminação nos postes de energia elétrica. No caso de rompimento de fios, a população deve acionar a RGE ou, então, a GCBLP Equipamentos e Serviços de Internet e Telecomunicações – pelo telefone (51) 99596-2728 – para remover cabeamento excedente.