Início Educação Ensino privado: educação infantil poderá retomar atividades presenciais

Ensino privado: educação infantil poderá retomar atividades presenciais

Escolas privadas que já receberam autorização do COE Municipal voltam às aulas de forma gradual no dia 15

Por: Ricardo Gais
[email protected]

Escolas deverão cumprir com uma série de restrições e medidas de higiene – Fotos: Rolf Steinhaus

Ainda em enfrentamento da pandemia de Covid-19, após longas conversas e reuniões com entidades que representam as regiões no Rio Grande do Sul, o governo do Estado liberou a volta às aulas. No entanto, as escolas deverão cumprir com uma série de restrições e medidas de higiene. Em Santa Cruz do Sul, em reunião realizada dia 8, pelo Gabinete de Emergências para discutir a volta às aulas na rede municipal, a secretária de Educação, Juliana Bach, acompanhada pelo Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação Municipal (COE), apresentou o plano para a retomada das atividades escolares.

Na reunião, ficou definido que apenas os estabelecimentos particulares de educação infantil, que já encaminharam o protocolo com medidas contra o coronavírus e que receberam autorização do COE, poderão voltar, gradualmente, a receber as crianças já na próxima terça-feira, dia 15 de setembro. “Esse retorno foi analisado pelo COE, deliberado e aprovado pelo Gabinete de Emergências, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos, para que a gente possa fazer esse retorno das atividades de forma gradual”, disse a secretária de Educação.

Essa retomada das atividades presenciais será facultativa e a decisão de mandar ou não o filho à escola fica por critério dos pais ou responsáveis. O assunto é polêmico já que alguns pais são contra o retorno e outros são a favor. “Já está na hora das aulas voltarem, essa decisão foi muito bem acertada, pois meus filhos precisam estudar presencialmente, já que não tenho tempo para cuidar deles o dia todo, preciso trabalhar”, disse o pai de um aluno da educação privada do município, que não quis ser identificado.

O delegado Regional do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS), Nestor Raschen, disse que as famílias dos estudantes estão recebendo informações sobre o retorno de cada escola e professores e funcionários já estão devidamente orientados para esta retomada. “A escola também é lugar para ensinar os estudantes sobre os cuidados de prevenção à Covid-19. Estamos felizes com este retorno presencial das atividades”.

No Centro Educacional 3 Palavrinhas, a coordenadora Camila Souza disse que ainda é aguardada a autorização do COE para retomar as atividades. No entanto, com a previsão de volta às aulas, foi elaborado toda uma preparação da escola para quando autorizada, receber os alunos. “A primeira ação envolveu todo o processo de compras de materiais como álcool gel, luvas, máscaras, protetores faciais, lixeiras com pedal, materiais para marcação do espaço, entre outros. Temos a preocupação de estar com tudo pronto quando chegar a hora, a fim de garantir sempre a segurança, a vida de todos os alunos e trabalhadores”, disse.

Algumas regras do Centro Educacional envolvem a higienização e a troca dos calçados, aferição da temperatura corporal dos alunos e funcionários, bem como fazer uso do álcool em gel. As mochilas também serão higienizadas na chegada da escola. “Organizamos o espaço da escola para que tenha um portão para entrada e outro para saída, evitando aglomeração. As crianças serão orientadas a seguir as marcações espalhados por toda a escola”, frisou Camila.

Coordenadora do Centro Educacional 3 Palavrinhas, Camila Souza, e a professora Franciele Silva aguardam alunos com todo cuidado.

Os brinquedos não ficarão mais ao alcance dos pequenos, o que segundo a coordenadora, foge um pouco da metodologia montessoriana do Centro Educacional. “O momento agora é de pensar primeiramente na saúde de todos”, finaliza.

Já na rede municipal de ensino, Santa Cruz ainda não tem uma data certa para o retorno presencial das atividades, mas de acordo com a secretaria, há apenas uma previsão para que este retorno ocorra no mês de outubro. A secretária de Educação irá monitorar como será o retorno gradual das escolas particulares, para assim analisar como será o retorno da rede municipal.