
Fabrício Goulart
[email protected]
A Faculdade Dom Alberto apresentou na última sexta-feira, dia 4, as instalações que deverão marcar um novo ciclo em uma jornada que já dura mais de 20 anos. Localizado na Rua Assis Brasil, 480, no Centro de Santa Cruz do Sul, o espaço antes utilizado para fins industriais foi totalmente reformado para acolher alunos, professores e a comunidade.
A partir do segundo semestre de 2025, que começa no dia 28 de julho, todas as atividades presenciais do Dom Alberto acontecerão no novo endereço. Além da migração das aulas e demais atividades, a gestão da faculdade também ganha novo formato. O professor Diogo Durigon, que coordenou o curso de Direito da Dom Alberto por sete anos, assume a Direção dos Cursos Presenciais.
A apresentação da nova sede aconteceu alguns meses após o Dom Alberto anunciar a suspensão de sete cursos de graduação, em fevereiro. Na época, alunos da instituição ficaram com receio de que a faculdade fechasse as suas portas. “Apesar de tudo que foi levantado, a instituição continua forte. Tanto continua, que está com esse reposicionamento”, afirma Durigon.
O reposicionamento, mencionado pelo professor, está relacionado a uma separação das operações entre colégio e ensino superior: a faculdade seguiu sendo gerida pelo Grupo Faveni e o colégio passou a ter como mantenedora a empresa 2elles. “As duas formas de educação em Santa Cruz do Sul continuam com o mesmo propósito: entregar qualidade para a comunidade. E vamos reforçar ainda mais a nossa posição”, afirma o diretor.
Recursos financeiros
O professor Diogo Durigon aproveitou o encontro para explicar que a suspensão dos cursos foi necessária para a saúde financeira da instituição. Destacou que o Dom Alberto informou com antecedência para que os alunos pudessem organizar as disciplinas: “O Dom Alberto não recebe dinheiro do município, do Estado ou da União. Não tem filantropia hoje e não recebe renda comunitária. O valor que vem, é da mensalidade dos alunos”, pontua.
Direito renovado
O antigo prédio do Dom Alberto era alugado e tinha sido reformado para atender às necessidades dos alunos e professores. A mudança de sede animou a coordenadora do Curso de Direito, Clarice Assmann. “É uma alegria muito grande estar vindo para a nova unidade do Dom Alberto, uma sede própria, um prédio da própria instituição. Estávamos esperando por esse momento”, diz.
Segundo ela, a mudança vem acompanhada também de atrativos para os estudantes. “Desde 2025/1, estamos ofertando o curso de maneira seriada. Então, os alunos precisam se matricular em um módulo. Isso vem gerando dúvidas, mas as mensalidades também ficaram bem mais acessíveis”, salienta.
À frente da gestão da 2elles, do colégio, o professor Everson Bello destaca o potencial do Curso de Direito a partir da proximidade com o “polo jurídico” de Santa Cruz do Sul : “Faz com que a população tenha acesso mais fácil principalmente às práticas jurídicas dos alunos. Vai contribuir para que as pessoas tenham acesso a uma assessoria jurídica gratuita qualificada, orientada por professores, mestres e doutores.”

Grupo à espera da Medicina
Além do Direito, o Grupo Faviero espera receber na Assis Brasil os alunos da Medicina. Embora a implementação do curso ainda esteja sendo estudada, e não tenha tido uma resposta conclusiva, a nova estrutura já tem espaço reservado. “Estamos aguardando o andamento do curso. Todos os trâmites foram feitos, tudo que precisava de documentação e apresentação de informações. É uma tramitação que demora e estamos no aguardo de algumas análises dentro do MEC (Ministério da Educação)”, afirma o professor Diogo Durigon.
Faculdade aposta em condições especiais
Entre os principais diferenciais da nova Faculdade Dom Alberto, está a modernização estrutural, contando com uma instalação ampla e planejada para atender às necessidades do ensino presencial. O atendimento passa a ser feito por uma equipe exclusiva, com foco em acolhimento, agilidade e proximidade com os alunos. O curso de Direito oferece 20% a mais de carga horária, ampliando a base de conteúdos e o desenvolvimento profissional desde os primeiros semestres.
Conforme informações da assessoria de imprensa, a faculdade também mantém condições facilitadas para ingresso, reingresso e rematrícula, com valores compatíveis com a realidade local. Além disso, conta com certificação do Ministério da Educação e dois selos consecutivos do programa OAB Recomenda, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, e destinados às instituições de ensino que têm as melhores estruturas acadêmicas e resultados de formação e aprovação no exame da OAB.