Início Educação Escola Menino Deus | Santa Cruz do Sul inaugura primeira escola de...

Escola Menino Deus | Santa Cruz do Sul inaugura primeira escola de tempo integral da rede municipal

Funcionamento começará como um projeto-piloto para cerca de 200 estudantes em 11 turmas que vão do pré ao 4º ano

A prefeita Helena, junto com as demais autoridades, descerraram a placa inauguração
Fotos: Agência Invista na Sua Imagem

Um começo de ano letivo bem diferente para os cerca de 200 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, que tornou-se na quarta-feira, dia 21, a primeira escola de tempo integral da rede pública municipal de Santa Cruz do Sul. Uma cerimônia de inauguração, que contou com a presença da prefeita Helena Hermany, ocorreu logo cedo pela manhã e reuniu no anfiteatro do educandário, secretários municipais, vereadores, alunos, pais, professores e demais servidores da escola e imprensa.

No período das férias, a escola foi uma das que mais receberam melhorias em infraestrutura para dar início ao novo modelo de atendimento. O ginásio de esportes foi revitalizado, os banheiros passaram por reforma, uma nova lavanderia foi construída, a área externa ganhou uma nova cancha de areia para a prática de vôlei e diversas outras pequenas intervenções deram cara nova ao estabelecimento de ensino.

Em sua manifestação, a prefeita Helena Hermany disse que é com ações que se mostra o quanto a educação é prioridade para um governo. Ela acredita que com a escola de tempo integral, além de terem uma educação mais completa, os alunos estarão mais bem cuidados e protegidos. Também pediu que as famílias sejam participativas e que haja união entre pais, alunos, professores e a direção da escola. “Que a Menino Deus seja exemplo e modelo para toda a cidade”, desejou.

Emocionado, o secretário municipal de Educação, Wagner Machado afirmou que a implantação de uma escola de tempo integral é um feito que reveste-se de uma importância gigantesca para a comunidade. Ele explicou que houve um trabalho intenso para viabilizar a proposta e que inicialmente foram feitos estudos nas comunidades para avaliar o perfil das escolas e verificar as equipes que melhor se identificavam com o modelo. “Era preciso atender a uma série de condicionantes e foi aí que a Menino Deus despontou. Somos uma cidade com “n” características de primeiro mundo e merecíamos ter também uma educação de primeiro mundo”, disse.

Para a diretora da Emef Menino Deus, Leila Berlt, é um privilégio estar à frente da primeira escola em tempo integral de Santa Cruz do Sul. “O tempo integral vem ao encontro do que nós pensamos sobre educação, educação de qualidade, educação de afeto, educação do cuidado, a educação de importar-se com o outro. Hoje é um dia marcante para todos nós que fazemos parte da comunidade escolar”, comemorou.

Projeto-piloto começa com cerca de 200 alunos em turmas do pré ao 4º ano

O entusiasmo pelo início das aulas era visível no rostinho do pequeno Murilo, 8 anos, que está ingressando no terceiro ano do Ensino Fundamental. Segundo a mãe, Jakeline da Silva, 35 anos, a ansiedade do filho era tanta que ele acordou às 5 horas da manhã e não conseguiu mais pregar o olho. “Ele está muito feliz hoje, adora estudar e não gosta de faltar à aula”, disse ela.

Jakeline foi uma das mães que votaram em assembleia pela aprovação do tempo integral na Emef Menino Deus, quando o modelo ainda estava em discussão. “Participei, falei, pedi e hoje estou muito contente, isso é maravilhoso”. A partir de agora ela disse que vai estar mais tranquila sabendo que o filho está aprendendo em um lugar seguro. “A gente sai pra trabalhar mas fica preocupada sem saber se os filhos estão bem ou não, mãe é assim”.

Jakeline, com o filho Murilo, foi uma das mães que votaram em assembleia pela aprovação do tempo integral na Emef Menino Deus

Funcionamento

A Emef Menino Deus possui 350 estudantes e atende desde a pré-escola até o 9º ano do Ensino Fundamental. Porém o funcionamento em tempo integral está começando como um projeto-piloto para cerca de 200 estudantes, distribuídos em 11 turmas que vão do pré ao 4º ano. Eles permanecerão na escola pelo período de sete horas diárias ou 35 horas semanais, conforme estabelece a Lei Federal 14.640.

De segunda a quinta-feira as crianças estarão na escola das 7h30 às 17h e na sexta-feira das 7h30 às 11h30. Essa organização foi pensada para que em um turno da semana os estudantes fiquem com suas famílias, também para atendimento educacional especializado àqueles alunos que necessitarem e para o planejamento dos professores.

A grade curricular da escola de tempo integral vai contemplar componentes básicos como português, matemática, história, geografia e a parte diversificada com expressão e criatividade, conexões e saberes, agroecologia e sustentabilidade, cultura digital e robótica, esporte e lazer, língua inglesa e identidade e cidadania. Já na pré-escola, com o tempo ampliado será possível diversificar oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas e tecnológicas.

O projeto será acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação (SEE) e poderá ser implantado em outras unidades da rede pública municipal.