Início Economia Evento | 1ª ExpoFeira Rural registra público de 23 mil pessoas

Evento | 1ª ExpoFeira Rural registra público de 23 mil pessoas

Em dois dias, os 60 empreendimentos do Pavilhão da Agricultura Familiar comercializaram R$ 273.950,50

ExpoFeira Rural registrou um grande movimento em público e comercialização
Guga de Andrade

Luciana Passinato Piovesan, de Cachoeira do Sul/RS, veio expor na 1ª ExpoFeira Rural com a sua Vida Camponesa, agroindústria familiar que produz queijos. “Nossa avaliação é positiva, uma feira muito bem organizada e ficamos satisfeitos por termos participado”, disse Luciana, que, pela primeira vez, esteve no Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque de Exposições da Afubra. “Somos parceiros para uma próxima edição, com certeza”. Os queijos da Vida Camponesa são produzidos com mão de obra exclusiva da família, desde a criação dos animais até a comercialização.

Nos dois dias da 1ª ExpoFeira Rural os 60 empreendimentos do Pavilhão da Agricultura Familiar comercializaram R$ 273.950,50. O resultado é considerado excelente pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). “Quando, junto com a Afubra, decidimos promover a feira, não sabíamos como seria, foi uma incógnita, por ser uma feira com um propósito e públicos diferentes. No entanto, ela foi um sucesso, tanto para os expositores, que venderam seus produtos, como para os visitantes que, além de adquirirem produtos de qualidade, se divertiram com a programação e atrações oferecidas. A ExpoFeira Rural já nasceu vitoriosa”, comemora Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS.

Segundo o dirigente, “eram três os objetivos, plenamente atingidos. A integração entre as famílias do campo e da cidade, para as pessoas entenderem a importância do agricultor e, este, poder mostrar o que produz e também saber da importância da comunidade urbana; uma vitrine para as agroindústrias, uma oportunidade de contatos para vendas futuras; e oportunizar uma grande interlocução entre o campo e a cidade”.

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher, ao celebrar o êxito da 1ª ExpoFeira Rural, lembra que “o espaço do Parque da Expoagro Afubra é propício para eventos, com uma ampla infraestrutura e estava sendo pouco utilizado. Com essa visão, as ideias foram surgindo e, há alguns anos já se planejava em fazer uma feira com proposta diferenciada, tanto para a comunidade rural como para a urbana. A 1ª ExpoFeira Rural cumpriu com esse propósito, claro que de uma forma experimental”.

A 1ª ExpoFeira Rural encerrou com um público de 23 mil pessoas. “Ficamos muito felizes com esse público que veio prestigiar as agroindústrias familiares, bem como toda a programação, planejada e organizada com muito carinho pela Afubra, Fetag e empresas patrocinadoras e parceiras”, agradece Drescher.

A 1ª ExpoFeira Rural, o encontro das famílias do campo e da cidade, é uma promoção da Afubra e da Fetag-RS, com o patrocínio Colheita, do Sicredi, Adama, SindiTabaco, Basf, Sicoob e Postos Sim; e Plantio, do Cresol, Mor, Artege, Metavila, Husqvarna, Tramontina, Kärcher, Trapp, Worker, Vonder, Syngenta, UPL e Mosaic, e apoio da Quinta da Ferrugem, Prefeitura de Rio Pardo e Prefeitura de Candelária.