Início Geral Famílias da Rua das Carrocinhas são transferidas para novas moradias

Famílias da Rua das Carrocinhas são transferidas para novas moradias

Fotos: Tiago Rech / Secom

A força-tarefa de remoção e transferência dos moradores dos loteamentos populares Santa Maria I e Mãe de Deus segue nesta segunda-feira, 9. Desde cedo pela manhã, 63 famílias da Rua das Carrocinhas, no Loteamento Beckenkamp, iniciaram a mudança para o novo endereço, com auxílio de equipes e veículos da Prefeitura, Defesa Civil, Guarda Municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

Já instalada no número 339 do Loteamento Santa Maria I, Jocelaine Barros, 30 anos, era só alegria com a nova casa, que ela vai dividir com o marido e três filhos. “Agora as crianças têm um quarto só para elas, mais conforto e segurança”.

Conforme a secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, o cronograma prevê a remoção de 144 famílias até quarta-feira. Amanhã, 16 famílias da Rua Ernestor Cardoso, no Loteamento Petrópolis, no Bairro Santuário, e 14 em área no final da Rua Irmã Francisca Volkmer, no Bairro Pedreira, serão transferidas. Entretanto, em caso de chuva, os trabalhos serão interrompidos.

Na quarta-feira, é a vez de nove famílias que residem no final da Rua Afonso Pohl, no Bairro Rauber, e 20 da Rua Professor Léo Winterle, em uma área conhecida como Cabras.

Servidores da Prefeitura realizaram a entrega de refeições para as famílias. A ação de hoje foi acompanhada pela prefeita Helena Hermany, tanto na remoção das casas quanto na instalação das pessoas nas novas moradias.

“As condições precárias das casas aqui da Rua das Carrocinhas sempre foram uma preocupação para mim. Que bom que estamos dando condições dignas de moradia para estas famílias”, disse Helena.

As 447 casas populares nos loteamentos Santa Maria I e Mãe de Deus foram construídas com recursos do programa do governo federal Casa Verde e Amarela. As famílias contempladas residem em áreas de risco, invadidas ou degradadas em diversos pontos da zona sul.