Início Saúde Farmácia Móvel atende pacientes de cinco localidades do interior

Farmácia Móvel atende pacientes de cinco localidades do interior

Luciana Mandler
[email protected]

Foto: Divulgação / Secom

Desde abril de 2019, Santa Cruz do Sul conta com o serviço de Farmácia Móvel. A unidade percorre localidades do interior que são afastadas. Na lista estão: Boa Vista, Linha Santa Cruz, Rio Pardinho, Pinheiral e Alto Paredão.

Desde que iniciou as atividades até dezembro de 2020 foram dispensadas 8.247 receitas, conforme a farmacêutica Daiana Trevisan, coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município. Segundo a profissional, uma vez por mês a Farmácia Móvel passa nas localidades mencionadas anteriormente, com datas previamente agendadas e divulgadas pelos meios de comunicação e pelas Unidades de Saúde. “Neste dia, serão entregues todos os medicamentos prescritos ao paciente daquela unidade de saúde”, esclarece.
Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa residir no Município, ter em mãos o cartão SUS atualizado, receita médica SUS e documento de identificação. A farmacêutica Daiana explica que a unidade móvel entrega todos os medicamentos que estão disponíveis na lista da Farmácia Básica Municipal, “incluindo antibióticos e medicamentos controlados da Portaria 344, como antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos”, aponta.

A Farmácia Móvel é um projeto da Assistência Farmacêutica do Município juntamente com a SESA, que visa facilitar o acesso aos medicamentos disponibilizados pela Farmácia Básica Municipal e promover o seu uso racional, bem como realizar cuidados e ações educativas, tanto em nível individual quanto coletivo aos usuários de medicamentos que residem no interior de Santa Cruz do Sul.

De acordo com a farmacêutica, a equipe da Farmácia Móvel promove ações que visam uma melhor qualidade de vida dos pacientes, principalmente os idosos, com orientações farmacêuticas sobre os remédios, revisão de posologia e horários de tomada das medicações, atividades para promoção do uso racional de medicamentos, além de dispensação orientada de medicamentos de uso contínuo e de controle especial sem o paciente precisar se deslocar até a sede do Município.

Boa Vista
(2º quarta-feira do mês)
Linha Santa Cruz
(3º terça-feira do mês)
Alto Paredão
(3º quarta-feira do mês)
Rio Pardinho
(4º terça-feira do mês)
Pinheiral
(4º quinta-feira do mês)