Início Geral Feriado: Sábado de visitas ao cemitério

Feriado: Sábado de visitas ao cemitério

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Neste sábado, dia 2 de novembro é celebrado o Dia de Finados. Em Santa Cruz do Sul a data leva milhares de pessoas aos cemitérios, movimenta o comércio e coloca em pauta a conservação da área onde ficam depositados os corpos dos entes queridos dos santa-cruzenses. 
O responsável pela secretaria de Transportes e Serviços Públicos, Alex Knak evidencia o trabalho feito no cemitério municipal. “Viemos trabalhando na limpeza do local desde os primeiros meses do ano. Sempre tratamos como prioridade o cuidado para que as pessoas que fossem prestar homenagens aos entes queridos tivessem um local limpo e seguro”. 
O secretario ainda destaca a manutenção da área por parte dos visitantes. “Colocamos mais pontos de eletricidade, revitalizamos a frente, aumentamos o número de lixeiras e agora pedimos até mesmo para aqueles que forem ao cemitério depositem nas lixeiras as flores secas e o lixo. Pedimos a atenção e a colaboração das pessoas”. 
 
Origem da data
 
Em Portugal é chamado de o Dia dos Fiéis Defuntos. É celebrada em muitos países, sendo que no México é uma atração turística, pois é uma comemoração completamente diferente da tradicional. A religião protestante não reconhece o feriado de Finados como uma celebração, pois alegam que a data não está presente na Bíblia, consequentemente eles não têm motivos para comemorar.
No século II, os cristãos rezavam pelos seus falecidos, visitando os túmulos para rezar, e no século V a Igreja já dedicava um dia do ano para rezar para todos os mortos que ninguém rezava ou nem eram lembrados. Então, desde o século XI a Igreja Católica obrigou as comunidades a dedicarem um dia aos mortos, e dois anos depois ficou estabelecido que o dia a ser comemorado seria dia 2 de novembro. Segundo a tradição, o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, celebra as pessoas que morreram em “estado de graça”, que fizeram o bem enquanto estiveram vivos; já no Dia de Finados prestam-se solenidades a mortos que se encontram em um estado de “purificação”, e por isso seria necessária a realização de ritos.

Rolf Steinhaus

Cemitério Municipal deverá receber grande número de visitantes
 
 
 
 


Movimentação no comércio
 
Após convenção coletiva de trabalho as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, estão autorizadas a abrir os seus estabelecimentos neste sábado dia de Finados. 
Já de acordo com Júlio Machado, executivo do Sindilojas Vale do Rio Pardo, as lojas não abrirão. “Não houve encontro para discutir a questão nem ao menos interesse dos lojistas. Como de costume no feriado de Finados, não haverão lojas abertas em Santa Cruz do Sul”.