Início Religião Festa para homenagear Cosme, Damião e Doum

Festa para homenagear Cosme, Damião e Doum

Ana Souza
[email protected]

Neste sábado, 28, o Templo de Umbanda Pai Ogum Beira Mar e Mãe Oxum, dirigido pelo Babalorixá Antônio d’Ogum, realiza mais uma tradicional festa em homenagem a Cosme e Damião, os quais são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças.
O evento será realizado a partir das 15h na sede no Templo – Rua Cambará 530, Jardim Esmeralda –, onde será feita uma bela e farta mesa de doces e guloseimas que serão distribuídos às crianças de bairros carentes de nossa cidade. Os santos gêmeos, que na Umbanda são conhecidos como Orixá Ibeji ou os Erês, são Orixás que comandam a legião das crianças e simbolizam a paz, a caridade e a saúde. Pai Antônio convida todos a participarem do evento e também lembra que haverá sessão mediúnica e bênçãos das entidades aos presentes. Telefone para contato: 3719-2414.

SANTOS GÊMEOS

Como acontece com tantos outros santos, a vida dos santos gêmeos está mergulhada em lendas misturadas à história real. Segundo algumas fontes eles eram árabes e viveram na Silícia, às margens do Mediterrâneo, por volta do ano 300. Praticavam a medicina e curavam pessoas e animais, sem nunca cobrar nada, motivo pelo qual eram chamados de anárgiros, ou seja, aqueles que não são comprados por dinheiro.
O culto aos dois irmãos é muito antigo, havendo registros sobre eles desde o século 5, que relatam à existência, em certas igrejas, de um óleo santo, que lhes levava o nome, que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.
Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade.

Arquivo/RJ

Doces e guloseimas serão distribuídas às crianças de bairros carentes de nossa cidade

Oração à São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.
Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente.
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
( ………….) – nome dos filhos
E de minha família.
Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranquilidade.