
Fotos: Pauta Conexão e Conteúdo
O 8º Festival Santa Cruz de Cinema se aproxima de seu grande desfecho. Na noite de hoje, o Auditório Central da Unisc vai ser o palco da aguardada cerimônia de premiação, reunindo realizadores, convidados, imprensa e público para celebrar o melhor do cinema nacional. A partir das 19 horas, ocorre a glória dos vencedores das 14 categorias do Troféu Tipuana.
Ao todo, 18 curtas-metragens da Mostra Nacional e três produções da Mostra Olhares Daqui disputam o reconhecimento do júri, composto pela produtora e diretora Gisele Hiltl; o colecionador, pesquisador e cineasta Glênio Póvoas; e o jornalista, escritor, roteirista e produtor Renato Dornelles. A premiação contempla categorias como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz, além de destaques técnicos como Direção de Fotografia, Montagem e Trilha Sonora.
Rodada de Negócios
Uma das grandes novidades do festival em 2025 é a Rodada de Negócios, que acontece ao longo desta sexta-feira na sala de conferências do Hotel Aquarius. A iniciativa, realizada em parceria com o Santa Cruz Polo Audiovisual, busca aproximar profissionais do setor de players nacionais renomados.
Pela manhã, os participantes apresentam seus projetos em sessões de pitching, avaliadas por um júri especializado, formado por Paola Wink (produtora), Daniela Israel (diretora de séries documentais e animação) e Pedro Guindani (produtor executivo e roteirista). Já à tarde, acontecem encontros individuais com personalidades do mercado, como as produtoras Carla Esmeralda e Bia Caldas e o produtor de criação e conteúdo da Glaz, Rodrigo Boecker.
A programação se encerra com um painel voltado aos produtores, onde serão compartilhadas diretrizes e impressões dos convidados, reforçando o compromisso do festival com o fortalecimento do audiovisual na região. O Festival Santa Cruz de Cinema é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, com patrocínio de JTI (Japan Tobacco International) e Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A realização é de Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes.
Papel do audiovisual no desenvolvimento regional em debate
A edição deste ano do Festival Santa Cruz de Cinema proporcionou, além das exibições de curtas-metragens, espaços de debate e troca entre profissionais do setor. Um dos destaques da programação paralela foi o painel “Governança e Turismo Cinematográfico”, realizado na tarde de quarta-feira, 11, no Hotel Aquarius. O encontro reuniu representantes de Film Commissions das principais cidades captadoras de produções audiovisuais do Brasil, como Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa e Porto Alegre, além de secretários municipais de Cultura e Turismo. Durante o painel, os participantes compartilharam experiências e discutiram as oportunidades econômicas geradas pelo setor.
Entre os convidados estavam Daniel Celli, coordenador da Rio Film Commission; Paulo Roberto, gestor de Políticas Públicas para o Audiovisual em João Pessoa; e Felipe Dias Rego, coordenador da Salvador Film Commission. O Rio Grande do Sul foi representado por Joana Braga, coordenadora da Porto Alegre Film Commission; Zeca Brito, secretário de Cultura de Bagé; e Jaqueline Marques de Souza, secretária de Turismo de Santa Cruz do Sul. A gestora do turismo de Santa Cruz destacou a relevância da iniciativa para o município.

“Quando assumi a Secretaria de Turismo, encontrei um contrato com a Film Commission e busquei entender do que se tratava, pois visualizei ali uma oportunidade de desenvolvimento para nosso município”, revelou Jaqueline. “Nossa cidade foi reconhecida como a melhor para filmagens no Rio Grande do Sul e, ouvindo os relatos dos representantes de outras cidades, percebo que estamos no caminho certo, pois o setor audiovisual movimenta o desenvolvimento econômico, impulsionando todos os segmentos da administração pública.” O painel reforçou a importância das Film Commissions na atração de produções cinematográficas, além do impacto positivo do audiovisual no desenvolvimento regional. O setor tem o potencial de fortalecer a economia e fomentar novas oportunidades para profissionais.