Início Esportes Gauchão: Tri consecutivo pela quarta vez

Gauchão: Tri consecutivo pela quarta vez

Último tri estadual do Grêmio havia sido registrado em 1987 – Divulgação/site torcedor gremista

Pela quarta vez na história centenária do estadual, o Grêmio conquistou o tricampeonato gaúcho consecutivo. A primeira vez ocorreu em 1958, quando o Grêmio derrotou o Guarany, de Bagé, por 3 a 0, no terceiro jogo disputado no Estádio Olímpico, gols de Danga (contra) e Giovani (2). O segundo tri foi conquistado em 1964 quando o Grêmio venceu o campeonato disputado por pontos corridos entre 12 equipes participantes. O tricolor somou 40 pontos e foi declarado campeão, com o Internacional sendo o vice-campeão com 37 pontos.

O terceiro tri estadual do tricolor ocorreu no ano de 1987. Após a disputa de uma primeira fase em turno e returno com 14 equipes, os seis melhores se classificaram para a disputa de um hexagonal final, que também foi disputado em turno e returno. Grêmio e Internacional chegaram empatados em pontos na última rodada com vitória do Grêmio por 3 a 2 no Gre-Nal disputado no Estádio Olímpico, resultado que confirmou o título estadual ao Grêmio sem a necessidade de se realizar um jogo extra.

Em 2020, o Grêmio se consagrou tricampeão consecutivo pela quarta vez em uma campanha de 17 jogos com 11 vitórias, dois empates e quatro derrotas. Foram 28 gols marcados e 14 gols sofridos. O tricolor foi vice-campeão da Taça Cel. Evaldo Poeta (1º Turno), campeão da Taça Francisco Novelletto Neto (2º Turno) e campeão gaúcho.

Taça Cel. Ewaldo Poeta (1º turno)

1ª rodada – Grêmio 0x2 Caxias
2ª rodada – Brasil 0x1 Grêmio
3ª rodada – Grêmio 2×1 São José
4ª rodada – Grêmio 5×0 Esportivo
5ª rodada – Aimoré 2×1 Grêmio
Semifinal – Inter 0x1 Grêmio
Final – Caxias 1×0 Grêmio

Taça Francisco Novelletto Neto (2º turno)

1ª rodada – Grêmio 3×0 Juventude
2ª rodada – Pelotas 0x1 Grêmio
3ª rodada – Grêmio 3×2 São Luiz
4ª rodada – Inter 0x1 Grêmio
5ª rodada – Grêmio 1×1 Ypiranga
6ª rodada – Novo Hamburgo 0x0 Grêmio
Semifinal – Grêmio 4×3 Novo Hamburgo
Final – Grêmio 2×0 Inter

Finalíssima
Jogo de ida – Caxias 0x2 Grêmio
Jogo de volta – Grêmio 1×2 Caxias

Caxias, vice com méritos

O Caxias encerrou a disputa do Campeonato Gaúcho como vice-campeão estadual com honra. Em quatro confrontos contra o Grêmio, a equipe da Serra venceu três jogos. Como forma de reconhecimento, a Federação Gaúcha de Futebol escolheu o zagueiro Laércio, do Caxias, como craque da final. Além do vice-campeonato estadual, o time da garantiu vagas na Copa do Brasil e Série D nacional em 2021.

Esportivo, campeão do Interior

O Esportivo, de Bento Gonçalves, foi o campeão do Interior em 2020. O time da Serra, que voltou para a elite neste ano, somou 19 pontos na classificação geral. A equipe disputou a semifinal do segundo turno e foi derrotada pelo Inter por 4 a 0. Além do título do Interior, o Esportivo também disputará a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D em 2021.