Início Esportes Grêmio é campeão do returno

Grêmio é campeão do returno

Tricolor venceu o Inter por 2x0 e decide estadual contra o Caxias

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Atacante Everton ergueu a taça do 2º turno vencida pelo Grêmio em ato que pode ter sido a sua despedida do tricolor. Jogador deverá se transferir para o Benfica, de Portugal – Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio segue soberano no Gre-Nal. No clássico 426 disputado na noite da última quinta, 5, que decidiu a Taça Francisco Noveletto Neto na Arena do Grêmio, o tricolor venceu o colorado por 2 a 0 para conquistar o returno e garantir vaga na final do estadual contra o Caxias, vencedor do primeiro turno. A partida pode ter marcado a despedida do atacante Everton Cebolinha, que está em negociação avançada para atuar pelo Benfica, de Portugal.

No primeiro tempo, o duelo foi movimentado e com chances de gols para as duas equipes, que pecaram nas finalizações e nas defesas dos goleiros Vanderlei (Grêmio) e Marcelo Lomba (Inter), mantendo o empate nos primeiros 45 minutos. No segundo tempo, o Grêmio voltou melhor e abriu o placar aos quatro minutos. Everton cruzou, Diego Souza escorou e Maicon, livre de marcação, cabeceou para o gol, fazendo 1 a 0 para o Grêmio. O Inter quase empatou aos 10 após Guerreiro entrar livre na área e cruzar para Galhardo, que apareceu sozinho, mas chutou para fora. O Grêmio decretou a vitória aos 35. Everton fez novo cruzamento, o lateral Moisés falhou e a bola se ofereceu para o jovem Isaque, que bateu sem chances para Marcelo Lomba e marcou 2 a 0. Durante a comemoração, Patrick e Orejuela se desentenderam e acabaram sendo expulsos. No fim, o Grêmio teve duas chances de ampliar em chutes de Everton e Isaque que pararam nas defesas de Lomba. Final, Grêmio 2 a 0, aumentando a invencibilidade de nove clássicos sem perder para rival.

Na solenidade de premiação, Geromel entregou a braçadeira para Everton, que ergueu a taça, em um gesto de despedida do tricolor. Em entrevista após a partida, emocionado, o jogador agradeceu ao clube onde viveu por oito anos. “Só quero agradecer a esse clube. Último jogo, fechar com chave de ouro. Agradecer a oportunidade aos capitães de levantar essa taça. Sensação de dever cumprido, oito anos nesse clube. Pude honrar a camisa. Cheguei com 16 anos, ganhei vários títulos. Muita gratidão. Agradecer ao carinho e aprendizado que tive aqui. Não nasci gremista, mas é um clube que vou levar para o resto da minha vida”, disse Everton.

Grêmio e Caxias voltam a se encontrar na final do estadual 20 anos depois da final de 2000 vencida pelo time da Serra. Em razão do início do Campeonato Brasileiro no final de semana, a Federação Gaúcha de Futebol se reuniu com os dois clubes na tarde de ontem, 6, mas até o fechamento desta edição, ainda não havia definido as datas das finais.