Início Geral Gualter Baptista assume presidência do Stifa visando diálogo entre diretoria e colaboradores

Gualter Baptista assume presidência do Stifa visando diálogo entre diretoria e colaboradores

Gualter Baptista: reforçar o compromisso junto às empresas, sindicato e trabalhadores

Modernizar o posicionamento perante os associados e ampliar a comunicação com integrantes do sindicato, setor da indústria e a comunidade de Santa Cruz são as metas da nova gestão do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), uma das entidades com maior representatividade na região, com atuação há 72 anos em Santa Cruz do Sul. Em coletiva para a imprensa, na tarde da última quarta-feira, 26, o presidente empossado Gualter Baptista Júnior falou sobre as projeções futuras.

A chapa que oficialmente responde pela entidade foi eleita em dezembro de 2020, com 96% dos votos. Baptista trabalhou para fazer a transição da gestão no Stifa e agora assume o cargo de presidente para os próximos cinco anos. “Buscamos entender como funciona a dinâmica do sindicato, após uma gestão que estava à frente da entidade por 25 anos. A intenção também é termos um diálogo com a nossa diretoria e colaboradores, passando para eles as diretrizes dessa nova administração. Visamos um plano de maior aproximação aos trabalhadores, tanto para aqueles que estão em atividade, nas linhas de produção, junto às empresas, bem como com os aposentados que usufruem dos serviços disponibilizados pela entidade”, conta.

Há 42 anos na BAT Brasil (ex-Souza Cruz), Gualter Baptista Júnior atuou nas áreas de controle de custos, logística de produtos agrícolas e atenção aos produtores integrados nos três estados do Sul do Brasil. Traz como uma das metas promover uma visitação às empresas, cujos empregados são representados pelo Stifa. “O sindicato tem 72 anos e, na época de safra, quase 10 mil trabalhadores representados. No entanto, muitos deles a própria comunidade santa-cruzense não conhece, ou não têm acesso ao nosso sindicato”, enfatiza.

“Queremos reforçar nosso compromisso em relação às empresas, sindicato e trabalhadores. Existe um cuidado todo especial ao atender os trabalhadores que são muito bem acolhidos. Inclusive, durante a pandemia, a diretoria trabalhou em home office para que os associados pudessem ocupar os 25% permitidos através dos protocolos de restrições. Iremos buscar mais convênios na área da saúde para ampliar os benefícios aos trabalhadores”, destaca.

REPRESENTATIVIDADE

Recentemente, o Riovale Jornal, em entrevista com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, no Dia da Indústria, noticiou que Santa Cruz do Sul tem 344 empresas ativas no setor da Indústria, o que perfaz uma cidade em constante desenvolvimento. “Existem investimentos em todo o Estado. Por exemplo, a Excelsior que ampliou sua atuação, e também a vinda da UTC Brasil que aqui se instalou. Empresas fecharam do setor do tabaco e a produção aportou no RS e, consequentemente, em Santa Cruz e região. Assim se cria uma cadeia de produtividade e geração de emprego”, disse Baptista.

PANDEMIA

“Tivemos que nos reinventar devido à pandemia”, enfatizou Gualter. “O Rio Grande do Sul tomou medidas assertivas logo na vinda da Covid-19 e a indústria, principalmente do tabaco, não parou. Setores da alimentação foram afetados, mas mesmo assim, houve adequação conforme os protocolos para que tudo fosse mais tranquilo. A mão de obra é que acabou por atrasar, com operação das empresas em, no máximo, 75%. Mas muitas ampliaram a contratação de trabalho”.

O PRESIDENTE

Gualter Baptista Júnior tem 57 anos e é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). É bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, com MBA Administração e Gerência Empresarial. É professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no campus de Montenegro.

Desde julho de 2019, preside a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo). Teve diversas atuações relevantes na defesa do setor de tabaco, com participações em diversas reuniões em Brasília junto à Casa Civil, bem como em audiências públicas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de ter assento na Câmara Setorial do Tabaco – órgão vinculado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em 2018 esteve na COP-8, em Genebra, na Suíça, onde teve a oportunidade de se manifestar junto à embaixadora Brasileira, que recepcionou a Comitiva Brasileira do Setor se Tabaco que participava da conferência internacional.

A DIRETORIA

Presidente: Gualter Baptista Junior

Secretário Geral e de Organização: Sérgio Luiz Pacheco

Secretário de Finanças: René da Rosa

Secretário de Política e Formação Sindical: Glênio José Goebel

Secretário de Políticas Públicas e Sociais: Rangel Marcon

Secretário de Assuntos Jurídicos: Carlos Alberto Grade

Secretário de Imprensa e Divulgação: Leonel Goulart Almeida

Suplentes: Adilson Antônio Weiss, Eder Roberto Figueira Rodrigues, Alexandre Pontel Alves, Urban Mário Klein, Pedro Jercei Marques Correa, Jorge Alberto Silva da Silveira e Fernanda Regina Wagner

Conselho Fiscal

Efetivos: Jorge Solis Ferreira, Telmo Waldy Zanette e Ênio Frozza

Suplentes: Devanier Hildor Baierle, Irineu de Mello e Nestor Lenz

Conselho de Representantes

Efetivos: Gualter Baptista Junior e Sérgio Luiz Pacheco

Suplente: Dorly João dos Santos

Ana Souza

[email protected]