Início Geral Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito são unificadas

Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito são unificadas

Unificação dos órgãos era um desejo antigo das duas corporações

Um ato histórico na segurança de Santa Cruz do Sul ocorreu nessa sexta-feira, 1º, no salão nobre do Palacinho. O desejo antigo de integração da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito se tornou realidade quando a prefeita Helena Hermany (Progressistas) sancionou projeto de lei nesse sentido aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. Agora os dois órgãos são em um só, denominado Guarda Municipal e de Trânsito.


A mudança estabelece que 89 agentes – 68 guardas municipais e 21 fiscais de trânsito – atuem em conjunto na segurança pública. Em síntese, a nova lei, além de alterar a nomenclatura, permite que a Guarda Municipal também atue como fiscal de trânsito. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, ressaltou a importância da unificação. “Era uma demanda que recebi logo que assumi a secretaria e vinha estudando esta possibilidade. Reconheço a sensibilidade da prefeita Helena em conduzir esta pauta tão importante na área de segurança. Santa Cruz mostra, mais uma vez, um protagonismo que se revela não só no Estado, mas no Brasil também, com esta integração”, frisou.


O coordenador da Guarda Municipal, Éberson Gonçalves, também reconheceu a importância do ato. “É o fim de um ciclo e o início de uma nova etapa. Muito já foi feito com o que a gente tinha, e a partir de hoje nos sentimos mais fortalecidos com o crescimento da instituição. Meu sentimento é de renovação e de prosperidade na área de segurança”, declarou. Emocionado, o coordenador de Fiscalização de Trânsito, Cassiano Rauber, agradeceu a prefeita. “Helena, você é uma pessoa que promete e faz. A senhora prometeu tudo isso que está acontecendo, então meu sentimento é de gratidão”, reconheceu.


O líder de governo na Câmara, vereador Henrique Hermany (Progressistas), reforçou que é um deve sempre defender ações que proporcionam mais segurança à comunidade. “O município dá um passo a mais na área de segurança pública. Quando se fala em segurança, a sociedade tem pressa, e, enquanto líder de governo, estou sempre na defesa de projetos importantes”, garantiu.


Helena Hermany salientou a união de forças. “A soma de esforços multiplica os nossos resultados. Com isso, os nossos munícipes vão ficar muito felizes de ver esta integração, esta sensação de segurança que queremos manter na comunidade. É um dia histórico, ao conseguirmos concretizar este ato simbólico e tão importante. Todos juntos, vamos fazer melhor ainda o que já está muito bom”, declarou. Também foi assinada a lei que cria a Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal, instituição que dará celeridade aos processos de qualificação do órgão, gerando também economicidade ao município.