Início Geral Helena Hermany participa de reunião com o presidente da Corsan

Helena Hermany participa de reunião com o presidente da Corsan

Fotos: Guilherme Neuhaus

A prefeita Helena Hermany participou, na manhã dessa terça-feira, 16, de reunião convocada pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) com o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti.


Durante o encontro, transcorrido na sede do Cisvale, os gestores esclareceram dúvidas sobre o termo aditivo que as cidades que mantêm contrato com a companhia devem, além de discussões sobre os reflexos da privatização da Corsan e suas implicações nos serviços que recebem. Também participaram da reunião representantes de Boqueirão do Leão, Encruzilhada do Sul, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Rio Pardo, Sinimbu, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.


A Prefeitura de Santa Cruz do Sul ainda analisa a proposta recebida. Helena Hermany recorda que, quando prefeita em 2008, foi responsável por denunciar o contrato que o Município mantinha com a Corsan, devido a problemas em sua execução. Depois de muitos anos, a prefeita considera que Santta Cruz do Sul obteve um novo contrato positivo para a cidade. Entretanto, ela cobra que as cláusulas constantes no documento sejam cumpridas à risca pela companhia.


Helena demonstrou-se simpática à proposta apresentada pelo presidente da Corsan de que a tarifa não tenha aumento real até 2027, uma forma de trazer melhorias com eficiência, sem onerar o contribuinte. Porém, a gestora municipal frisa que a administração ainda está estudando como proceder em relação à nova realidade na gestão da água e do saneamento do Município, e que a Companhia precisa melhorar outros pontos do aditivo. “Ainda estamos analisando todos os detalhes do documento, porque queremos que realmente nossa comunidade fique satisfeita, e Santa Cruz do Sul seja bem assistida. É uma decisão que passa por décadas, por gerações. Por isso, a preocupação de fazer a melhor escolha”, explicou.


Conforme o representante da Corsan, o aditivo trata da adequação dos contratos vigentes ao novo marco regulatório do saneamento, estabelecido pela Lei Federal 14.026, e deve ser assinado até 31 de março de 2022. Entretanto, conforme decisão aprovada na Assembleia Legislativa em razão da privatização, aqueles que anteciparem a assinatura do aditivo até 16 de dezembro deste ano receberão como incentivo uma parcela de ações da companhia, que poderão ser vendidas ou mantidas. Barbuti, entretanto, considera que o maior benefício da adesão é a viabilização de um plano de investimentos em saneamento consistente. Ele estima que, para Santa Cruz, os recursos destinados possam chegar até R$ 500 milhões, dos quais R$ 400 milhões devem ser aplicados até 2033.

Prefeita recebe integrantes do Fórum em Defesa da Água Pública

Já durante a tarde, a prefeita Helena Hermany recebeu, no Salão Nobre do Palacinho, representantes de vários sindicatos do Município, que compõem o Fórum em Defesa da Água Pública, com o objetivo de debater o contrato da Prefeitura com a Corsan.


O encontro foi solicitado pelo próprio Fórum. O pedido principal dos representantes é para que a prefeita não permita a privatização da água em Santa Cruz do Sul.
“Agradecemos pela senhora ter nos recebido, diferente das gestões anteriores, quando não conseguíamos chegar para conversar”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Gilberto Saraiva, que também preside o Conselho Municipal de Saúde.


Em sua fala, a prefeita agradeceu as sugestões dadas pelos representantes, e reafirmou que nada será definido de forma precipitada. “É muito bom ouvir sugestões. Vocês podem ficar tranquilos, podem vir conversar comigo sempre que quiserem. Não vou tomar nenhuma decisão apressada, sem avaliar. Estamos trabalhando nesse assunto com muita responsabilidade, e, principalmente, com transparência. Por isso vamos submeter o contrato para apreciação da Câmara de Vereadores, vamos também promover uma audiência pública, porque quero ouvir sugestões antes de tomarmos uma decisão”, assegurou a prefeita.