Início Destaque HSC tem ações de incentivo ao aleitamento materno

HSC tem ações de incentivo ao aleitamento materno

Maternidade foi decorada com balões dourados e cartazes informativos (Foto: Divugalção)

Referência regional em partos de alto risco, orientar gestantes e puérperas sobre os benefícios da amamentação faz parte da rotina da área materno-infantil do Hospital Santa Cruz (HSC) e durante este mês são organizados e divulgados eventos alusivos ao tema. Para enfatizar a campanha do Agosto Dourado, a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) organizou um espaço para que as mamães tenham a oportunidade de registrar e eternizar este momento.

Um estúdio foi elaborado e montado pela enfermeira Inês Henn e equipe, com apoio da coordenadora de enfermagem da área materno-infantil, Lis Spat. Nesse espaço são registradas fotos das mamães que amamentam seus bebês internados na UCI, na Maternidade e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica e tiverem interesse em fotografar.

A Maternidade também foi decorada com balões dourados e cartazes informativos alusivos à campanha. Além disso, bombons com mensagens de conscientização e de incentivo ao aleitamento materno foram distribuídos às puérperas internadas na instituição.

Evento da Unimed VTRP estimula a quebra de tabus

Pelo quarto ano consecutivo, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) preparou um evento especial, aberto para a comunidade, a respeito do aleitamento. A cooperativa convida gestantes e mamães da região para o “Amamentar Sem Julgamentos”, que acontece neste e no próximo sábado. O primeiro é em Lajeado, na sede da Unimed VTRP, na Avenida Piraí, 155, Bairro São Cristóvão. O segundo será em Santa Cruz do Sul, na Praça da Pasqualini, no Santo Inácio – em caso de chuva, o evento ocorrerá no Centro de Convivência da Unisc.

A programação reunirá gestantes e mamães que amamentam para uma acolhida e um mamaço em apoio ao aleitamento. O evento contará com quatro espaços exclusivos (Acolher, Nutrir com Amor, Descanso e Amamentar), onde uma equipe composta por especialistas dará orientações e tirará dúvidas sobre o tema. O Amamentar Sem Julgamentos terá ainda com yoga para gestantes e música ao vivo. Além de ser um momento para relaxar e tirar dúvidas, a promoção busca desmitificar o tema, defendendo a liberdade das mulheres amamentarem onde e quando quiserem.

Unidades municipais de saúde promovem ações de conscientização

O aleitamento materno é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das crianças. Durante o Agosto Dourado, as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul realizarão uma série de atividades para a promoção dessa prática. Conforme o coordenador adjunto da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Butzke, as ações foram desenvolvidas por profissionais da ESF Esmeralda, as enfermeiras Juliana Bettio e Danielle de Oliveira. Dentre elas estão orientações em sala de espera para mamães e gestantes, distribuição de panfletos e exibição de vídeos informativos nas recepções, além de decoração especial alusiva ao período.

Mas não é somente neste mês que o assunto é pauta na rede de saúde do município. Ao longo de todo o ano, as unidades mantêm o trabalho de orientação para gestantes e mamães, segundo Alexandre. Além disso, dispõem de grupos de gestantes, consultas de rotina com vacinação dos bebês durante o período de amamentação e do crescimento da criança. As orientações são transmitidas durante a semana e conforme a demanda.

Alexandre Butzke salienta que o leite materno supre as necessidades de ingestão de líquidos da criança. Entre outros benefícios, ele favorece o sistema imunológico, protege o recém-nascido de doenças digestivas, respiratórias e alergias, e diminui casos de mortalidade infantil por pneumonia e diarreia. “Por essas e outras vantagens, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida tem grande importância para a saúde da criança”, explica.