Início Religião Igreja Católica realiza 20º Cerco de Jericó

Igreja Católica realiza 20º Cerco de Jericó

Jéssica Ferreira
[email protected]

Arquivo/RJ

Diversas missas são realizadas com orações diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento

A comunidade de Santa Cruz do Sul está convidada a participar do 20º Cerco de Jericó, que iniciará neste sábado, 2 de maio. Serão sete dias e seis noites ininterruptas de orações, na Catedral São João Batista, onde fiéis realizarão orações, clamores, pedidos, louvores e pedidos de graças pessoais e coletivas. 
A história do cerco é narrada no Antigo Testamento após a morte de Moisés (profeta que pediu pela libertação do povo de Deus no Egito), Josué foi escolhido por Deus no meio dos homens para conduzir o povo hebreu à Terra Prometida. Durante a caminhada, Josué e seus seguidores chegaram à cidade de Jericó, a qual era cercada por muralhas intransponíveis, então, um anjo enviado por Deus deu-lhe as instruções para derrubá-las, isto é, durante seis dias eles dariam uma volta em torno da cidade, e assim, no sétimo dia levantariam um clamor a Deus e as muralhas cairiam por terra. 
Anos atrás, o Papa João Paulo II queria realizar uma visita à Polônia. Era a primeira vez que ele visitaria seu país, e era a uma visita importantíssima e muito difícil, pois com ela iniciou a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim. Em fins de novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que havia elegido João Paulo II, a Rainha Nossa Senhora do Rosário, Maria Santíssima deu uma mensagem precisa a uma alma privilegiada da Polônia, onde dizia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora, um Congresso do Rosário: 7 dias e 6 noites de rosários consecutivos, diante do Santíssimo Sacramento exposto”. Porém, por conta do visto do Papa, as autoridades estavam impedindo sua entrada no país. Por conta disso, o Congresso do Rosário passou a se chamar Cerco de Jericó, pois com fervor organizaram o cerco, e no dia 7 de maio, ao mesmo tempo em que terminavam as orações as “muralhas” caíram por terra, isto é, foi dado o comunicado oficial no qual anunciava que o Papa poderia visitar a Polônia de 2 a 10 de junho de 1979.
Em cima dessa afirmação, todos os cristãos começaram a realizar o Cerco de Jericó para que as muralhas em suas vidas caiam por terra, assim como caíram no passado para o povo hebreu, e com a direção de Nossa Senhora, deu-se a visita do Papa à Polônia, para que as pessoas alcancem graças do Senhor. Segundo Sérgio Duré, que faz parte da coordenação e também divulga a programação do Cerco de Jericó, muitas pessoas contam seus depoimentos através das orações. “O Cerco de Jericó é aberto a toda a comunidade, é um período de graça esperado todos os anos pelos cristãos, onde serão sete dias e seis noites de orações”, conta. 
O cerco é organizado pelo Movimento de Renovação Carismática (MRC) da Igreja Católica, mas é aberto a todos. O início será sábado, 2 de maio, às 9 horas com a missa ministrada pelo bispo Dom Canísio Klaus. A partir daquele momento, até o dia 8 de maio, às 18h15min com a Missa da Comunidade de encerramento. 
Segundo Sonaime Terezinha Braga Vargas, que também faz parte da organização e divulgação do evento, existem grupos que irão coordenar os momentos de oração. Frisou que, durante o dia, a Catedral sempre recebe um bom público. “As pessoas podem, por exemplo, no seu intervalo de trabalho vir até a igreja fazer suas orações, não precisa ser exatamente num horário específico, podem chegar e realizar suas orações a qualquer momento”, explica. 
Além das intenções pessoais, as orações vão estar voltadas para as famílias, para os jovens, para a igreja, pelas vocações sacerdotais, pela paz no mundo e outras. Por questões de segurança, para não ficarem arriscadas as saídas das pessoas de madrugada de suas casas, foram realizadas algumas mudanças. “Baseando-se na própria palavra, quando o povo hebreu no passado dava a volta ao redor das muralhas, voltavam depois para o acampamento, e trazendo para os dias de hoje, nosso acampamento nada mais é do que nossas casas. Por isso, os combates de oração serão das 6 horas da manhã às 24 horas na igreja. Após isso, as pessoas vão para suas casas, e retornam no outro dia pela manhã para seguirmos as orações”, explica Duré. 
Nos dias, 3, 5 e 7 haverá a partir das 22 horas às 24 horas Noite Carismática. Haverá missas especiais, na terça-feira com Padre Eleutério, às 16 horas e na quinta-feira com Padre Rafael Stein, também às 16 horas. Na quarta-feira, 6, às 20 horas ocorrerão orações para cura e libertação. 

 

Arquivo/RJ

A força da oração marcará o 20º Cerco de Jericó