Início Geral INSS Santa Cruz recebe 40 pessoas em primeiro dia de atendimento presencial

INSS Santa Cruz recebe 40 pessoas em primeiro dia de atendimento presencial

Atividades presenciais foram retomadas nessa segunda, mas apenas para segurados que realizaram agendamento prévio

Por: Ricardo Gais
[email protected]

Atendimento presencial estava suspenso desde o mês de março. Foto: Ricardo Gais/RJ

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomaram as atividades presenciais em todo o país nessa segunda-feira, 14. Os atendimentos in loco estavam suspensos desde março deste ano devido à pandemia de Covid-19. Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências.

De acordo com o gerente em exercício do INSS em Santa Cruz do Sul, Nestor Capellari, o atendimento para perícia médica previdenciária ainda não será retomado. “Estamos adequando o espaço para uma possível volta do atendimento pericial na semana que vem, mas ainda não está nada confirmado”, disse Capellari, que orienta aos que possuem perícia médica agendado para esta semana, que remarquem pelo telefone 135 ou no aplicativo Meu INSS.

No primeiro dia de reabertura da agência em Santa Cruz, conforme o gerente em exercício, 40 pessoas que realizaram o agendamento prévio foram atendidas. “O primeiro dia foi bem tranquilo e conseguimos organizar o fluxo de pessoas dentro da agência, disse Capellari. 

O cidadão só deve ir à agência estando com o agendamento prévio feito, realizado através dos canais remotos (135 ou Meu INSS). No dia marcado para atendimento é necessário levar a documentação completa.

Nas agências estão sendo seguidos todos os protocolos de higiene para receber o público com a maior segurança possível. As orientações incluem chegar um pouco antes do horário marcado para evitar a formação de filas e manter o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas. Servidores do INSS utilizam equipamentos de proteção individual durante os atendimentos, além da aferição de temperatura corporal e uso do álcool em gel. Para quem esquecer a máscara, haverá o acessório descartável no local. O horário de funcionamento da agência em Santa Cruz é das 7h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira.

O INSS orienta aos segurados que não procurem agendar serviços que podem ser feitos de forma remota, por exemplo, solicitação da aposentadoria, pensão, salário-maternidade. Esses serviços continuam sendo feitos remotamente. Entre os serviços que poderão ser realizados presencialmente estão o cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não está no cadastro oficial) e reabilitação profissional.