Início Esportes Inter e Grêmio abrem lutas na A e na B

Inter e Grêmio abrem lutas na A e na B

Time colorado encara o campeão Atlético-MG e gremista pega a Ponte Preta, ambos fora de casa

A dupla Gre-Nal abre a jornada no Campeonato Brasileiro neste fim de semana. Contudo, os gigantes do Rio Grande do Sul estão em divisões diferentes e com perspectivas diversas também, ao menos para estes primeiros passos. Rebaixado no ano passado, o Grêmio disputa a Série B como um dos favoritos ao título, embora o compromisso primordial seja garantir o retorno à elite em 2023. Já o Internacional vive mau momento e inicia a Série A sob receio até de rebaixamento se mantiver o péssimo rendimento do trabalho dirigido pelo técnico uruguaio Alexander Medina.


Aliás, a caminhada colorada começa justamente diante do atual campeão do Brasileirão, o Atlético Mineiro, novamente um candidato ao título. O jogo é neste domingo, 10, às 16 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte. O atual retrato do Inter está totalmente borrado pela eliminação da Copa do Brasil para o modestíssimo Globo, do Rio Grande do Norte, ainda na primeira fase; a não participação na final do Gauchão, derrubado pelo arquirrival Grêmio na semifinal; e o empate em 2 a 2 – após abrir 2 a 0 no primeiro tempo – com o 9 de Octubre, penúltimo colocado no Equatoriano, na abertura da Sul-Americana.
A delegação colorada viajou direto de Manta, no Equador, para Belo Horizonte na quinta-feira, 7. Além dá má impressão do jogo da noite anterior, levou na bagagem dois problemas. Os atacantes Taison e Wesley Moraes saíram da partida mais cedo com dores musculares e eram dúvidas até ontem. Já o outro gaúcho da Série A, o Juventude, estreará na segunda-feira, 11, às 20 horas, diante do Bragantino em Caxias do Sul.

ESTREIA EM CAMPINAS

O começo da terceira jornada do Grêmio na Série B é fora de casa. O campeão gaúcho encara a Ponte Preta neste sábado, 9, às 16h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas. O pensamento majoritário dentro do clube tricolor é que esta edição da segunda divisão nacional será a mais difícil da era dos pontos corridos até aqui, com seis clubes que já foram campeões do primeiro nível em diferentes épocas. Sem outra competição para se preocupar, pois a estadual já ficou para trás e o time foi eliminado da Copa do Brasil pelo Mirassol na primeira fase, o foco gremista é no acesso ao Brasileirão 2023, além, é claro, do título.
A direção do Grêmio reforçou o elenco do técnico Roger Machado para b

uscar os objetivos na B. Edilson e Rodrigo Ferreira são dois dos acréscimos e ambos disputam a vaga na lateral direita da equipe. Rodrigues, que terminou o Gauchão como titular da posição, deve voltar a ser opção para o miolo da zaga, de onde é originário. Os atacantes Elkeson e Gabriel Teixeira já treinam com os companheiros no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, mas apenas o segundo tem chance de ser aproveitado em Campinas na estreia – o outro ainda trabalha para ganhar melhor condição física.

Dois gaúchos na Série C

Vice-campeão gaúcho de 2022, o Ypiranga chega com moral em alta para abrir a caminhada na Série C do Campeonato Brasileiro em direção ao acesso à segunda divisão nacional do ano que vem. O clube de Erechim estreia diante do seu torcedor no Colosso da Lagoa neste sábado, 9, às 11 horas, contra o goiano Aparecidense. Neste ano, a competição não terá grupos na primeira fase, que será disputada em turno único.


O Rio Grande do Sul tem um segundo representante na C. O Brasil foi rebaixado na Série B do ano passado e tenta o caminho de volta a partir de segunda-feira, 11, quando receberá o Manaus no Bento Freitas, em Pelotas, às 20 horas. Integrantes da Série D, Aimoré e São Luiz estrearão no dia 17 deste mês contra os catarinenses Marcílio Dias e Juventus, respectivamente, enquanto o Caxias começará diante do paranaense Azuriz no dia 27.