Início Cultura Lanceiros representa Santa Cruz no evento

Lanceiros representa Santa Cruz no evento

Integrantes se apresentam na modalidade das Danças Tradicionais, Força A

Divulgação/RJ
CTG Lanceiros de Santa Cruz marca presença em mais uma edição do Encontro de Artes e Tradição

Débora Dumke
[email protected]

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros de Santa Cruz marca presença em mais uma edição do Enart. A expectativa do grupo está muito alta em relação ao evento. É válido ressaltar que o Lanceiros já participou de 15 finais, sempre com classificações consideráveis, entre elas a de 3º lugar em 2010. É um trabalho incansável para que haja resultados significativos. O grupo está realizando ensaios desde o início do ano, tais como as coreografias de entrada, retirada e as danças tradicionais na Força A. O Lanceiros irá concorrer em várias outras modalidades, tais como declamação feminina, chula, trova e gaita de boca.


A apresentação de sábado, dia 19, é a mais importante de todas, conforme o patrão dos Lanceiros, Carlos Alcemar de Oliveira. O sorteio das Danças Tradicionais será às 20h30 e o início das apresentações a partir das 20h50. “Ela que dará a vaga para a finalíssima de domingo, portanto, todos os detalhes são cuidadosamente pensados e cronometrados. Sem falar que o 5º bloco possui vários grupos com experiência em Enart, e como são apenas quatro vagas, não podemos correr nenhum risco de descontos. Estamos com um total de 32 integrantes na invernada, mas contamos com um número grande de pessoas nos bastidores da entidade no auxílio destes participantes. Levaremos para sala a história dos Dragões do Rio Pardo, batalhão que foi enviado de Lisboa para o porto de Rio Grande, e após deslocado para o vale do Rio Pardo, onde vieram a se tornar a “Tranqueira Invicta” pelos seu inúmeros sucesso em batalhas, principalmente contra os espanhóis, e vieram a formar a nossa sociedade a época.”

TRAJETÓRIA

No início dos anos sessenta, um grupo de amigos da cidade de Santa Cruz do Sul/RS que reverenciavam os valores maiores do Rio Grande do Sul resolveram convocar uma reunião com a finalidade precípua de fundarem um centro de tradições.


No ano de 1962 criaram um programa de auditório, transmitido pela Rádio Santa Cruz, com o nome de “Roda de Chimarrão”, programa este que ficou no ar por mais de 20 anos, sendo o início de muitas carreiras artísticas de talentos locais. No ano de 1964, adquiriram a área para a sede, que fica na Rua Farroupilha, Bairro Schultz, na cidade de Santa Cruz do Sul.


Com dinheiro próprio e contando com a cooperação dos associados foi erguida a sede social, inicialmente com um tamanho reduzido e hoje área de mais de 1,3 mil metros quadrados de obra construída, com cancha de bocha, área de lazer, cozinha, churrasqueiras, entre outros espaços. Neste ano de 2022, a entidade completou 61 anos de existência, tendo sua frente como patrão o Carlos Alcemar de Oliveira e sua esposa Andréa Neitzke. As Invernadas Artísticas são consideradas o ponto forte do CTG Lanceiros de Santa Cruz, sendo que possui sete: dente-de-leite, infantil, mirim, juvenil, adulta, veterana e xiru. Além de desenvolver atividades com a terceira idade, Grupo Arte de Viver, com o Projeto Centro de Convivência Schultz, mantem a invernada campeira realizando o rodeio campeiro e ainda possui equipes na bocha.