Início Geral Livraria e Cafeteria Iluminura: espaço para o incentivo à leitura

Livraria e Cafeteria Iluminura: espaço para o incentivo à leitura

Os livros estão expostos nas prateleiras, de acordo com sua classificação literária. A loja traz clássicos da literatura até os mais novos lançamentos

Fotos: Luana Ferraz Cardoso e Divulgação/RJ
Local traz inúmeras opções em obras, além de um ambiente atrativo para os clientes

Luana Ferraz Cardoso
[email protected]

Pode-se notar a diferença no diálogo, entre uma pessoa que possui o hábito de leitura e aquelas que não gostam de ler. O vocabulário é composto do conhecimento, o que pode tornar evidente o intelecto por meio de uma simples conversa. Para não ficar sem saber dar uma resposta à determinada pergunta, ou assunto, é recomendável e fundamental que se tenha a prática de ler.


Desde pequenas as crianças devem ser incentivadas por seus pais a adquirirem o gosto pela leitura. Isso trará somente benefícios positivos, como boa memória, ótima dicção ao se expressar e ao fazer o uso de palavras mais complexas. Ler também torna a imaginação mais fértil, o que leva as crianças a serem criativas, tendo uma vida mais saudável.
A Iluminura Livraria e Cafeteria, localizada na Rua Borges de Medeiros, 471, no Centro de Santa Cruz do Sul, tem um ambiente aconchegante, com atendimento das 10h às 18h. No espaço há uma cafeteria. O local perfeito para quem quer, além de comprar um livro, desfrutar de uma boa leitura, enquanto saboreia um delicioso café.


Os livros estão expostos nas prateleiras, de acordo com sua classificação literária. A loja traz clássicos da literatura até os mais novos lançamentos. Caso não tenha no local determinado livro, solicitado pelo cliente, o mesmo pode ser encomendado e depois retirado na livraria. É possível encontrar livros para crianças, assim como romances, ficção científica e entre outros. O acervo, com cerca de 9 mil exemplares, é composto apenas por livros novos, até mesmo os grandes clássicos da literatura.


Braulio Vogt, o proprietário, conta que há 16 anos a loja se encontra no mesmo endereço. Ele menciona como é gratificante ter a loja e sua importância. “Meus sogros iniciaram com uma loja na Julio de Castilhos, permaneceram cinco anos no local, quando então decidiram abrir uma cafeteria no mesmo ambiente. Minha esposa, mesmo não sendo especialista em cafés, resolveu entrar para o negócio. Tempo depois decidi comprar a livraria e a trouxemos para cá. Como sendo uma loja de esquina, sempre tivemos um ótimo movimento. Quando idealizamos a livraria, há dezesseis anos atrás, corremos um risco, pois nesta quadra ainda não havia grandes comércios como tem hoje, mas felizmente, nossos clientes passaram a frequentar o novo local e mais pessoas começaram a frequentar”.


O proprietário também ressaltou a importância dos livros na vida das pessoas. “Os livros são de suma importância para a formação de cada pessoa. Eu comento isso aos pais que vêm com as crianças na livraria, que influenciem os pequenos a ler, pois vão adquirir boa comunicação e saberão usar as palavras certas, para expressarem suas emoções”.