Início Colher de Pau Lombo de porco com vinagrete de manga

Lombo de porco com vinagrete de manga

Se você também ama comidinhas com um toque adocicado e refrescante, você precisa fazer essa receita de lombo de porco com vinagrete de manga.  Essa vinagrete combina perfeitamente com a carne de porco e fica tão boa, que dá até para comer pura! Pode relaxar, essa receita é super fácil! O lombo de porco é um corte fácil de se trabalhar, que geralmente vem sem gordura. Você só precisa temperar bem e cuidar de regar enquanto assa para ele não ficar seco demais. O ideal é deixar a carne temperando de um dia pro outro, ok?

INGREDIENTES

Para o lombo de porco
Suco de 3 limões
2 colheres de sopa de azeite
½ cabeça de alho
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Corte de lombo de porco de aproximadamente 2kg
Para vinagrete de manga
1 cebola roxa média
Suco de 1 limão
2 mangas médias (do tipo palmier que não tem tanto fiapo)
2 tomates médios
¼ de xícara de salsa fresca picadinha,
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Para o lombo de porco
Comece processando o suco de limão com o azeite, o alho e sal e pimenta do reino moída na hora a gosto até formar uma pasta. Faça alguns furos na carne, passe a pasta que se formou com os temperos e deixe na geladeira de um dia para o outro para pegar bem o gostinho. Para assar, leve ao forno em temperatura alta e preaquecido durante 1h com o tabuleiro coberto com papel alumínio. Depois desse tempo, retire o papel e deixe ficar bem dourado, virando a carne para não ficar branquela por baixo. É importante que você vá adicionando água quente ao tabuleiro caso ele vá secando e que abra o forno de vez em quando para regar a carne. Se você quiser tirar a dúvida do ponto da sua carne e não tiver por aí um termômetro culinário, a minha dica é fazer um corte bem no meio do pedaço de carne, assim você já vê como está o seu assado e ainda consegue cortar bem bonitinho. 
Para vinagrete de manga
Comece cortando a cebola roxa em cubos bem pequenos e misture ao limão. Deixe marinando por alguns minutinhos. Enquanto isso corte as mangas e o tomate também em cubos pequeninhos. Misture tudo e adicione no final a salsa fresca, o azeite e sal a gosto (não precisa ser muito, mas vai por mim, faz a diferença). O vinagrete pode ir em temperatura ambiente ou levemente gelado!
FONTE: https://naminhapanela.com/

DICA DA SEMANA
O vinagrete é mega prático e deve ser feito na hora de servir! Outra dica: busque uma manga madura, porém firme.