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Prefeitura fecha o sétimo ano consecutivo com superavit

Prefeito atribuiu o feito à equipe econômica do governo e aos secretários

Assessoria de Imprensa – Prefeitura

Pelo sétimo ano consecutivo, desde que o governo Telmo Kirst assumiu a gestão em 2013, Santa Cruz do Sul terminou o ano com superávit. O saldo positivo é de R$ 5,5 milhões. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, 2, pelo próprio prefeito, no Salão Nobre do Palacinho. 

Dentre os fatores que contribuíram para que mais uma vez a Administração Municipal alcançasse esse objetivo, estão uma série de medidas adotadas pela gestão, como o decreto de contingenciamento, adotado a partir de maio do ano passado. Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Jeferson Gerhardt, desde o primeiro ano de mandato do governo Telmo, a orientação era de que todas as secretarias contribuíssem para a contenção de gastos. “O resultado é o somatório de esforços de todas as pastas”, resumiu. 

Durante o anúncio, o prefeito afirmou que o mais importante é a Prefeitura estar com as contas em dia, sem deixar de investir para o desenvolvimento de Santa Cruz e cumprir com o salário do funcionalismo. “Somos uma prefeitura que antecipa o 13º salário, que antecipa o vale-alimentação, que paga a folha em dia durante sete anos. Pra mim é gratificante estar no comando de uma prefeitura que tem secretários competentes, e que tem um quadro de funcionários comprometidos e que sabem que não pode gastar mais do que arrecada”, afirmou. 

Telmo relembrou ainda os percentuais do orçamento de R$ 482 milhões aplicados nas áreas mais importantes da Administração em 2019: saúde e educação. Diferente do que manda a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece a aplicação de 15% do orçamento na saúde, Santa Cruz investiu no ano que passou, 22 %. Na educação, apesar da obrigatoriedade de aplicar 25% do orçamento, a Prefeitura ultrapassou esse limite e investiu 27,1%. 

Também no cálculo do superávit entraram os recursos advindos da antecipação do IPTU 2020 e mais a taxa de lixo. O total arrecadado até 31 de dezembro soma R$ 9.576.858, 66. Desse montante, foram pagos em cota única R$ 8.964.226, 47, referente a 14.391 cadastros.

Mais informações da edição deste sábado, dia 4, do Riovale Jornal.