Início Geral Longa vida à um município próspero!

Longa vida à um município próspero!

Ana Souza
[email protected]

A herança cultural dos primeiros imigrantes alemães fez surgir o município de Santa Cruz do Sul. Foi através da dedicação destes habitantes que hoje nosso município chega aos 135 anos em pleno desenvolvimento.
Em 2010 o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgava o número de 118.374 habitantes em Santa Cruz do Sul. Para 2013 a estimativa é que a população chegue à 124.577, índice que comprova o crescimento da cidade que em 1870 era formada por 5.809 moradores.
Para relembrar o surgimento de Santa Cruz do Sul, voltamos às origens com a vinda dos primeiros imigrantes alemães que aqui chegaram. O dia 17 de dezembro de 1849 foi a data em que começou a delinear-se os primeiros passos de nossa cidade. A bordo da barca prussiana Bessel vieram os imigrantes – navegando pelo Rio Jacuí através do barco Bela Francisca – Augusto Wuttke (42 anos), a mulher Francisca (33) e os filhos Guilherme (14), Joana Maria (13), Lucas (6) e Juliana (4); Frederico Tietze (28) e a irmã Carlota (30); Augusto Raffler (26); GottliebPohl (29); Augusto Arnold (43) e Augusto Mandler (30). Desembarcaram em Rio Pardo e dois dias após chegaram ao Faxinal de João Faria, sendo instalados em seus lotes na Picada do Abel.
Em 1846 o município de Rio Pardo foi elevado à condição de cidade e tendo por objetivo encurtar o caminho e atrair o comércio da região dos chamados ‘Campos de Cima da Serra’, situados na região de Cruz Alta, foi realizada a abertura da Picada Santa Cruz, ou Picada Velha. Mais tarde passou a denominar-se Linha Santa Cruz, tendo sido contratada por Abel Corrêa Câmara, o local se chamaria ‘Picada do Abel’.

AS DENOMINAÇÕES

Antes de chamar-se Santa Cruz do Sul, nosso município passou por diversas denominações. Em 2 de dezembro de 1849 foi constituída pelo presidente da Província, Tenente-Coronel Francisco José de Souza Soares de Andréa, Barão de Caçapava, a Colônia de Santa Cruz, situada em terras do distrito rio-pardense da Serra do Botucaraí, entre a margem esquerda do Rio Pardo e o Arroio Taquari Mirim. Como primeiro administrador foi nomeado Evaristo Alves de Oliveira.
Com nova demarcação, a partir de 1854, passa a ser chamada de Povoação de São João de Santa Cruz. Nove quarteirões formavam a planta, sendo os da Praça Getúlio Vargas e as ruas que a circundam, a Tenente Coronel Brito, 28 de Setembro, Tomás Flores e Fernando Abott. Em 1859, João Martin Buff assume o cargo como diretor da Colônia, esta já contava com 2.409 habitantes. No dia 8 de janeiro do mesmo ano a povoação passa a ser Freguesia.

SANTA CRUZ

Com 5.809 moradores no ano de 1870, e sentindo dificuldades em transportar os produtos para vender, volta a ligar-se no ano de 1872 à administração de Rio Pardo. O feito tornou-se um impulso para o desenvolvimento do município que em 31 de março de 1877 passou a ter seus limites definidos e desmembrou-se de Rio Pardo.
Hoje, 28 de setembro, é um dia marcante para nós, santa-cruzenses nascidos nesta cidade e também os que trazem Santa Cruz no coração. Foi nesta data, ano de 1878, que instalou-se a Câmara Municipal na casa onde está localizada a Drogaria Santa Cruz, esquinas da Rua Marechal Floriano e 28 de Setembro (antes Ruas São Pedro e Taquarembó), como presidente foi nomeado o Tenente-Coronel Joaquim José de Brito. A população de 10 mil habitantes iniciaria a trajetória do mais novo município.
Mas o nome de nossa cidade, tal qual a chamamos atualmente, só viria a ser conhecida assim anos mais tarde. Em 1905 era chamada de Cidade de Santa Cruz. A Revolução de 1930, tendo na liderança Getúlio Vargas, trouxe a dissolvição dos Conselhos Municipais e os municípios passaram a ser administrados por prefeitos municipais. Na época seria nomeado como prefeito, José WohlgemuthKoelzer. Em 1944 mudaria novamente para Cidade de Santa Cruz do Sul e, através de um decreto de Getúlio Vargas, datado de 1º de janeiro de 1945, o município passou a chamar-se Santa Cruz do Sul.

Ana Souza

Dedicação dos primeiros habitantes fez surgir o município

Fotos: Ricardo Wendland

Santa Cruz do Sul está situada à 155 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul

Santa Cruz do Sul é uma referência no cenário estadual, trazendo a beleza de seus pontos turísticos, entre eles o Parque da Santa Cruz

As raízes de nosso município se encontram presentes nas edificações instaladas em Linha Santa Cruz, berço da colonização alemã

Monumento da Colonização Alemã lembra a vinda dos primeiros imigrantes no ano de 1849