Início Edison Rabuske - Olhar Parcial Lula, o maior ladrão do Brasil?

Lula, o maior ladrão do Brasil?

No decorrer do último quinquênio, não poucas vezes ouviu-se que Lula seria o maior ladrão do Brasil, sendo que a ele e seus filhos se atribuíam fortunas incalculáveis, inclusive dizia-se que um de seus filhos era dono da JBS. Já a filha de Dilma seria dona da Havan. Passados todos esses anos, tendo Lula e sua família a vida devassada, os procuradores e o juiz Moro encontraram um tríplex inacabado e jamais utilizado por Lula, e uma chácara em Atibaia.

Também foi objeto de apreensão um crucifixo, que a PF e os procuradores imaginavam que o presidente Lula teria afanado do Planalto, e que mais tarde tomaram conhecimento de que era um regalo que o então presidente havia ganho. Aliás, foram muitas as ações intentadas contra Lula em várias instâncias judiciais do País, sendo que em muitas ele já foi absolvido por total descabimento das ações, pois viveu-se uma época de caças às bruxas, e agora, com os fatos revelados pela operação Spoofing, restou evidente que tinham o objetivo de destruir a imagem do maior presidente que o País já teve.

A decisão do STF desta semana consolidou o que muitos juristas importantes do País e do exterior já afirmavam há muito tempo, que o ex-juiz Moro foi parcial e tinha interesse pessoal na eleição de 2018, o que os fatos falam por si só. Como já disse aqui em outra ocasião, não tivesse Moro deflagrado a operação Spoofing, sua falsidade/parcialidade teria talvez se eternizado. Mas para o bem do Brasil e do Judiciário, quase tudo veio à tona.

Moro, além de ter sido ministro da Justiça, queria ser ministro do STF, plano que também não deu certo. Hoje recebe 1,7 milhão de reais por ano do escritório Alvarez & Marsal, empresa essa que, curiosamente deverá receber R$ 34,8 milhões pela administração judicial das empresas OAS e Odebrecht, que sucumbiram durante a Operação Lava-Jato. Como juiz um fracasso, mas gênio em criar oportunidades pessoais.

E por outro lado, se Lula fosse o maior ladrão do Brasil, como muito se ouviu, deve ter uma fortuna escondida, ou então os procuradores e o juiz Moro são muito incompetentes, pois depois de virar a vida de avesso nada encontraram, mesmo forjando provas e cometendo todas as ilicitudes processuais agora públicas.

A riqueza de Lula é outra, e quem acompanhou sua última fala viu que um homem de 75 anos tem muito ainda para dar ao seu País, tanto que em uma hora de discurso convenceu até o tosco do Bolsonaro a usar máscara e recomendar a vacina. Essa riqueza não tem preço, mas tem muito valor.