Início Geral Mais 14 pessoas testaram positivo para Covid-19 no Posto Central

Mais 14 pessoas testaram positivo para Covid-19 no Posto Central

Fotos: Luiz Fernando Bertuol
Ação ocorre de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 20h30, no prédio do Posto Central, na Rua Ernesto Alves, 858, anexo ao prédio do INSS

No segundo dia de testagens para assintomáticos, realizado no Posto Central nessa terça-feira, 4, mais do que o dobro de pessoas procuraram por atendimento, com relação à segunda-feira, 3, no início do projeto Testar.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, 74 pessoas realizaram o teste, e 14 tiveram resultado positivo. No primeiro dia, de 33 pessoas, 7 testaram positivo, totalizando, em dois dias de testes, 21 casos positivos.

Preocupadas devido aos últimos dias de confraternizações em família e viagem à praia, as irmãs Rita e Anne Freitas foram até o Posto Central. “Não temos sintomas, mas, por precaução, já que tenho filhas pequenas, e nossa avó com 90 anos, resolvemos fazer o teste”, contou Rita.

A fase 3 do Projeto Testar tem a finalidade de realizar a testagem com pessoas que estiveram expostas a situações de maior risco de contágio pelo coronavírus. A ação ocorre de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 20h30, no prédio do Posto Central, na Rua Ernesto Alves, 858, anexo ao prédio do INSS. O resultado do teste fica pronto em vinte minutos.

Por precaução, irmãs Rita e Anne Freitas foram até o Posto Central

Antes de realizar a testagem, o usuário que busca o atendimento passa por uma triagem inicial, com uma entrevista sobre histórico de viagens, se teve sintomas e o motivo da busca pelo teste. A estratégia de rastreio será através da realização de teste Rápido-Antígeno- Covid. Devido à possibilidade de resultados falso negativos, o usuário deverá procurar o serviço para coleta a partir do 3º dia a que esteve exposto a situações de risco de contágio. Para realizar o teste, o usuário deve portar documento de identificação e carteira de vacinação.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que, quanto aos usuários sintomáticos, devem continuar procurando atendimento nas unidades de saúde e nos plantões 24h.