Início Educação Mais de 15 mil jovens beneficiados pelo Proerd

Mais de 15 mil jovens beneficiados pelo Proerd

EVERSON BOECK
[email protected]

Alunos de mais de 18 escolas da rede estadual, municipal e particular de ensino de Santa Cruz do Sul lotaram o auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na manhã de terça-feira para a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Com esta formatura, promovida pelo 23º Batalhão de Polícia Militar, só no município já são mais de 15 mil jovens atingidos pelo Proerd em 12 anos de execução.
Os instrutores do Proerd de Santa Cruz do Sul formaram 876 alunos, momento em que receberam seus certificados e premiações. Neste ato ocorreu, entre os formandos, o sorteio de duas bicicletas e diversos brindes, cedidos por entidades e empresas do município. A formatura também contou com a presença de autoridades e de um elevado número de pais e familiares dos estudantes.
O major Ailton Pereira de Azevedo, os formandos são alunos do 5º ao 7º ano, entre 9 e 12 anos de idade. Para ele, o Programa tem um papel fundamental na sociedade uma vez que o carro-chefe da atividade é a prevenção. “Durante o ano, estes estudantes recebem inúmeras orientações de resistência às drogas e à violência, além de conhecer o lado amigo da Brigada Militar. Eles precisam crescer sabendo que podem e devem confiar no policial militar. Estamos mostrando, com mais este evento, que vale a pena investir nos jovens, no futuro e na educação”, frisa.
As irmãs gêmeas, Francine Nopes e Fabiane Nopes, estudantes do 5º ano da Escola Estado de Goiás, têm a mesma opinião sobre o Proerd. O que mais chamou a atenção nas irmãs foi a forma como o assunto foi abordado. “Aprendemos muitas coisas com vídeos e palestras muito legais. O mais importante é saber resistir à pressão de grupos negativos não nos deixando influenciar”, comentam. “O Proerd vai me ajudar a não experimentar as drogas e nem participar de atos de violência, com isso vou ter uma boa saúde e uma vida tranquila”, observa Fabiane. “Tudo o que me ensinaram vou levar para minha vida toda e repassar para todos os que conheço”, afirma Francine.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Mais de 18 escolas das redes de ensino de Santa Cruz do Sul participaram
da cerimônia realizada no auditório central da Unisc

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. O Proerd é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).
Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais Proerd.

Objetivos do Programa

Os objetivos principais do Proerd são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência  entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa  oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que  favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos. O desenvolvimento do conteúdo do Proerd pode  ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.


Estudantes receberam seus certificados e premiações. Também houve
sorteio de duas bicicletas e diversos brindes


Major Azevedo: “Estamos mostrando, com mais este evento, que vale
a pena investir nos jovens, no futuro e na educação”