Início Empresarial Mecânica Henn: O início de uma nova etapa

Mecânica Henn: O início de uma nova etapa

Líder do empreendimento e com mais de 40 anos de experiência no setor, Paulo Henn, destacou que a decisão de ampliar o negócio começou de um sonho

Para o diretor administrativo, Ronaldo Henn, além de projetar e ampliar o quadro de colaboradores, a nova estrutura permitirá a ampliação de serviços a modelos de veículos já atendidos e início de atendimento para outros, como caminhonetes e máquinas pesadas. “Além da construção do prédio que atende as nossas necessidades atuais e de crescimento, ainda adquirimos máquinas e equipamentos. Investimos também na contratação de profissionais qualificados para que o nosso cliente tenha todos os serviços que ele precisa aqui na Henn. Nossa loja também foi completamente remodelada e conta com um estoque com as mais variadas marcas e modelos, tudo com preço competitivo. Vamos melhorar o que a gente já faz bem e ampliar para atender ainda melhor o nosso cliente”, destacou.


Ainda de acordo com Ronaldo, que trabalha junto com o pai Paulo e a irmã Manuela na gestão do Grupo Henn, se antes eram feitos 500 atendimentos por mês, a nova estrutura permite dobrar esse número, atendendo o sonho da família, que é de expandir os serviços para ainda mais municípios do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari. “A gente sabe do potencial que temos para atender não só a cidade de Santa Cruz do Sul, mas também toda a região. Já temos hoje clientes de vários municípios do Vale do Rio Pardo e do Centro Serra. Entendemos bem sobre ser a solução completa de peças e serviços com qualidade e vamos buscar expandir para o mercado de Venâncio Aires e para o mercado do Vale do Taquari”, frisou o diretor.


Líder do empreendimento e com mais de 40 anos de experiência no setor, Paulo Henn, destacou que a decisão de ampliar o negócio começou de um sonho. “Com os pés no chão e com muita responsabilidade conseguimos fazer a empresa crescer. Essa parceria que tenho com meus filhos foi fundamental e graças a essa pegada de família conseguimos chegar aonde sempre almejamos. O que era um sonho nosso lá atrás, agora é realidade”, comemorou.

Linha do tempo

2007: início das atividades de reparação mecânica de caminhões, leves e pesados, com foco nos caminhões Mercedes Benz;

2010: início do estoque de peças e acessórios para caminhões, também com foco nos caminhões Mercedes;

2014: expansão das marcas atendidas pela empresa, passando a atuar mais fortemente nas marcas Volkswagen e Ford, ampliando a carteira de clientes e seu estoque de peças e acessórios;

2017: reforma e ampliação da sede atual com o início das atividades da Autopeças Henn, focando no atendimento e distribuição de peças para outras empresas, oficinas e consumidores finais;

2019: compra do terreno com mais de 15,8 mil metros quadrados para construção da nova sede da empresa;

2022: mudança para a nova sede e ampliação do portfólio de serviços e marcas atendidas.

Paulo Henn: De aprendiz a empreendedor

Fotos: Divulgação/Mecânica Henn
Paulo Henn sabia que mais do que uma profissão, trabalhar com veículos era um dom

Líder do empreendimento e com mais de 40 anos de experiência no setor, Paulo Henn, destacou que a decisão de ampliar o negócio começou de um sonho. “Com os pés no chão e com muita responsabilidade conseguimos fazer a empresa crescer. Essa parceria que tenho com meus filhos foi fundamental e graças a essa pegada de família conseguimos chegar aonde sempre almejamos. O que era um sonho nosso lá atrás, agora é realidade”, comemorou.


Quando chegou aos 19 anos para atuar como aprendiz de mecânico no antigo Expresso Gaúcho, Paulo Henn sabia que mais do que uma profissão, trabalhar com veículos era um dom. Um verdadeiro batalhador, ele passou pela transição do Expresso para Gaúcho Diesel e escalou a hierarquia da empresa até se tornar gerente de oficina em 1996. Conhecido e respeitado no mercado, resolveu dar um passo a frente, finalizando a sua trajetória na empresa em 16 de fevereiro de 2007, com 31 anos de trajetória na Mercedes Benz. Depois de alguns meses em casa, o amor pela profissão falou mais alto, impulsionando a decisão de abrir o seu próprio empreendimento. Em julho de 2007, iniciou uma parceria com a Waechter Peças, que cedeu o pavilhão que possuía em anexo a loja de autopeças, localizada à margem da BR-471, para que ele iniciasse o seu trabalho, agora como empreendedor.

Paulo com os filhos Manuela e Ronaldo: união familiar no sucesso da empresa


Focado nos caminhões Mercedes Benz, a equipe inicial contava com cinco mecânicos e um auxiliar administrativo. Em um primeiro momento, prestava serviços de manutenção em geral. Mas o olhar empreendedor e sonhador, fez com que Paulo percebesse que poderia alçar voos ainda mais altos. Graças ao profissionalismo e qualidade no trabalho desenvolvido, acumulou a maior parte da carteira de clientes após as décadas em que atuou na concessionária. Assim, no ano de 2010, resolveu ampliar as atividades, saindo da Waechter Peças, para a sede que mantém na rua Irmão Emílio (antiga Albatroz).

Ali, Paulo Henn instalou o seu próprio estoque de peças e acessórios, aumentando o quadro de funcionários e ampliando a qualidade nos serviços prestados. O passo dado em direção ao crescimento trouxe também um grande desafio. A expansão elevou os custos, e obrigou a empresa a se reestruturar. Foi aí que Ronaldo Henn, filho do Paulo, ingressou na empresa, se tornando um dos pilares para o exponencial crescimento da mecânica.


Com talento nato para empreender, algo certamente herdado do pai, ele se tornou fundamental na engrenagem. “Tinha 19 anos e estava retornando a Santa Cruz quando meu pai me ofereceu a oportunidade mesmo com a falta de experiência. A partir daí iniciei os estudos no curso de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e conciliando as atividades de ensino e profissionais consegui desenvolver pouco a pouco as funções mais administrativas. Atuei na empresa como motoboy, auxiliando em outros setores, até chegar na administração geral, em 2013”. Atualmente, Manuela Henn, filha de Paulo, também atua na empresa, a frente de área de gestão.