
Assmann
O Eco Café Empresarial, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, destacou a gestão e reutilização de resíduos como tema central da Semana do Meio Ambiente. O evento, realizado no Antigo Bistrô, reuniu empresários, ativistas e profissionais do setor para debater práticas sustentáveis no meio corporativo.
A Móveis Verken, pequena indústria local, demonstrou que a sustentabilidade pode ser aplicada em empresas de qualquer porte. Desde sua fundação em 2020, os sócios Otávio e Maurício de Moura Leitão e João de Moura Vogt adotaram práticas voltadas à gestão de resíduos. “Quando iniciamos a empresa já tínhamos um projeto sobre os materiais que íamos utilizar na confecção dos produtos e como isso poderia ser feito, gerando o mínimo de resíduos”, revelou Vogt.
Com o lema “O lixo é um erro de design”, a Verken utiliza madeira de reflorestamento e tubos metálicos na produção de móveis individuais, além de tinta à base de água na pintura. A empresa busca inovação para otimizar processos, reduzir resíduos e garantir qualidade no acabamento.
A artesã e criadora de conteúdo Viviane Rizzolo compartilhou sua experiência com a reutilização de materiais em desuso. Conhecida como Vivi nas redes sociais, ela desenvolve conteúdos que incentivam a reciclagem e a geração de renda para outras artesãs. “Trabalhei nas enchentes, ajudando pessoas a resgatarem memórias através da recuperação de móveis e objetos”, contou. Sua atuação resultou na indicação como agente da ONU (Organização das Nações Unidas) para questões climáticas.
Nutricionistas do Banco de Alimentos de Santa Cruz apresentaram um projeto de produção de geleias a partir do reaproveitamento de frutas descartadas, contribuindo para a segurança alimentar e a redução do desperdício. O produto foi degustado pelos participantes do evento.