Início Saúde Multivacinação: em Santa Cuz mais de 500 crianças foram vacinadas

Multivacinação: em Santa Cuz mais de 500 crianças foram vacinadas

Ana Souza
[email protected]

Sábado, dia 18, foi o Dia D de multivacinação, lançado pelo Ministério da Saúde. Em todo o território nacional, crianças de zero a 5 anos foram levadas aos Postos de Saúde para atualizar a carteira de vacinação e receberem as doses que faltavam – a campanha seguirá até sexta-feira, dia 24. Durante a ação também foram aplicadas, além das 23 vacinas destinadas a faixa etária, mais duas novas vacinas a pentavalente (que protege contra a difteria, coqueluche, tétano, hepatite B e meningite) e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

Fotos: Rolf Steinhaus

É imprescindível levar a carteira de vacinação ao comparecer aos Postos de Saúde

Em Santa Cruz do Sul foram imunizadas 527 crianças, sendo que compareceram aos Postos de Saúde 1.452 (total também de menores vindos outras localidades), deste número 1.147 na faixa etária de 1 e 4 anos, conforme a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). No total, somando os municípios que fazem parte da 13ª CRS, 4.507 crianças foram levadas aos postos, deste 1.456 foram vacinadas (35,89%). As doses mais indicadas foram a tríplice viral e a tríplice bacteriana. No município o atendimento foi realizado das 8h às 17h em 23 unidades de Postos de Saúde e no Centro Materno Infantil (Cemai).
A campanha de multivacinação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e está sendo realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país. Será feita a avaliação da caderneta – que caso tenha sido perdida, poderá ser solicitada uma segunda via no Posto de Saúde onde a criança costuma tomar as vacinas – e aplicar as doses que faltam, além da adaptação para o novo calendário com a inclusão das duas novas vacinas, a pentavalente e a vacina injetável contra poliomielite).

Crianças de zero a cinco 5 anos que ainda não foram levadas até os Postos de Saúde
devem comparecer até sexta-feira, dia 24, para avaliação da carteira de vacinação

As crianças são vacinas somente após a verificação individual das vacinas pendentes – análise feita pelas equipes dos postos de vacinação – e da avaliação sobre como será feita a adaptação para o novo calendário vacinal. É imprescindível levar a carteira de vacinação ao comparecer aos Postos de Saúde, pois existem vacinas que não podem ser aplicadas mais de uma vez.

As vacinas que fazem parte do calendário básica da criança

BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche)