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Museu do Mauá relembra marcas e empresas

Alyne Motta – [email protected]

A velha frase popular “Quem não é visto, não é lembrado” serviu de inspiração para a exposição temporária no Museu do Colégio Mauá. Com base nisso, até o dia 21 de dezembro, encontra-se ao acesso do público diversos materiais de publicidade e propaganda que caíram na graça do público.
A exposição quer mostrar aspectos da publicidade de diferentes épocas e que fez a diferença ao longo do tempo, popularizando diversos produtos. “Podemos ver que algumas marcas mudaram, mas sempre buscaram deixar alguma referência que as indicasse”, relembra a professora Maria Luiza Rauber Schuster.

Alyne Motta

Exposição temporária mostra diferentes épocas num único local

Um dos produtos que teve suas mudanças, mas manteve sua imagem foi o leite moça. “A imagem identifica o produto em qualquer lugar”, comenta a professora. “Verificamos que a publicidade sempre influenciou na vida das pessoas, sendo uma forma fácil de comunicação”, acrescentou.

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Nestor Raschen e Maria Luiza: exposição retrata produtos eternizados por suas propagandas

Entre tantos produtos é possível perceber que a ideia de manter a população informada sempre foi muito importante. Um exemplo disso é as placas com intenção de informar, que também serviam como uma ferramenta para divulgar serviços e setores públicos ou não.

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Flâmulas foram importantes produtos de promoção

Quem visitar a exposição pode faze uma viagem no tempo, verificando que em cada época objetos serviram para promover e divulgar produtos, como lápis de escrever, caixas de fósforos, medalhas, flâmulas, réguas, chaveiros e outros tantos existentes até os dias atuais.

HISTÓRIA
Desde muito tempo percebeu-se que aqueles que não divulgam de alguma forma seus produtos e serviços não tem boas vendas. O primeiro jornal de anúncios foi o Diário do Rio de Janeiro, em 1821, uma espécie de classificados sem ilustração que servia para venda de escravos, carroças, imóveis e outras coisas.

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Leite Moça teve evolução na marca, mas manteve sua imagem característica

No início do século XIX, a população urbana teve um significativo crescimento, então houve a necessidade de comunicar a existência de determinados produtos. Inicialmente os anúncios eram em preto e branco e sem desenho, mas começou a mudar com o surgimento das agências de publicidade, a partir de 1914.

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A evolução da Oktoberfest também está presente na exposição

Nos dias atuais, todas as atividades humanas se beneficiam da publicidade. Profissionais divulgam seus serviços, artistas anunciam seus shows e exposições e até mesmo a ciência tem usado esses recursos para divulgar suas descobertas e congressos, nos mais diferentes meios de comunicação.

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Caixas de fósforos foram importantes meios de divulgação

“Hoje vemos publicidade em tudo. Ela tornou-se grande parceira na saúde pública com seus alertas de campanhas para vacinação e atitudes que promovem os cuidados necessários para evitar doenças, como a dengue e a gripe”, explica a professora Maria Luiza.
A exposição está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, sendo cobrado o valor de R$ 1 para estudantes e aposentados e R$ 2 para o público em geral. O museu está localizado na Rua Marechal Floriano, 274. Grupos devem agendar a visitação pelo fone (51) 3715 0496.